sexta-feira, 8 de julho de 2011

A SEDUC ENXERGOU A MINHA ESCOLA

Hoje foi um dia muito corrido. Participei do I Seminário de Educação: Travessia para um mundo de descobertas, que aconteceu no Centro de Convenção do Atlantic City. Foi muito proveitoso pra nós que estamos como diretores de escolas públicas. Dentre os participantes destacamos: o governador do Estado, Wilson Martins, o secretário de Educação, Átila Lira, além da presença do deputado federal pelo estado do Maranhão, Gastão Dias Vieira (PMDB-MA) que é presidente da comissão especial destinada a analisar a proposta que estabelece o Plano Nacional de Educação 2011-2020.                                                                    
No evento, discutimos as diretrizes que sustentarão o Plano de Trabalho da Secretaria Estadual da Educação, nas situações de ensino-aprendizagem para o quadriênio  2011/2014. Além dos eixos prioritários do governo, tais como: Mediação Tecnológica, Níveis e Modalidades de Ensino, Colaboração entre União, Estado e Municípios, Formação Profissional e Valorização de Docentes e Técnicos, Gestão Educacional, Avaliação Institucional, Fortalecimento Institucional da Rede Pública Estadual de Educação.

 Gastão Dias Vieira (PMDB-MA)
Amanhã postarei tudinho pra vocês, todos os detalhes inclusive algumas questões que eu considero polêmicas, como por exemplo alguns pontos do novo Plano Nacional de Educação que foram apontados pelo Deputado Maranhense Gastão Vieira.


Mas hoje gostaria de falar da boa noticia, a escola que eu sou diretor (Unidade Escolar Bartolomeu Vasconcelos Filho) vai ganhar melhorias, pois será incluída no Par – Plano de ações articuladas.  Teve até matéria especial no sítio da SEDUC (confira aqui).
Abaixo a matéria na Integra.

Destaques

Escola Bartolomeu Filho abre laboratório de informática para comunidade

Quinta-feira, 7 de Julho de 2011
A Unidade Escolar Professor Bartolomeu Filho em parceria com a Fundação Wall Ferraz oferecerão Curso de Informática para alunos e moradores do bairro Parque Piauí. A parceria visa utilizar a capacidade estrutural, de equipamentos e instalações da Unidade em benefício da própria comunidade.
 Bartolomeu2
De acordo com o diretor Antonio de Pádua Oliveira, a idéia de firmar parcerias, visa atender a outras necessidades dos alunos que vão além da grade curricular. “Com a oferta de cursos e de mais serviços à comunidade, surge como uma saída para diminuir a evasão escolar considerada um dos maiores desafios para a equipe de professores e direção da escola”, explica.

“Uma escola de ensino médio, com aulas apenas a noite e situada numa região de muita carência como a nossa, faz com que grande parte dos alunos precise estudar e trabalhar ao mesmo tempo e, acabe não ligando a educação à melhores perspectivas para suas vidas”, argumenta Antonio. “Desta forma precisamos criar situações que faça o aluno dar prioridade à educação”, completa.

Além do projeto das aulas de informática, a escola também abre suas portas para que grupos de capoeira e grupo de mães bordadeiras possam utilizar as dependências do prédio. “É uma forma que encontramos para interagir com as famílias de nossos alunos, pois todos esses grupos são de pessoas da própria comunidade, muitas delas são pais ou responsáveis”, diz o diretor.

Para implementar ainda mais as atividades pedagógicas da U. E. Bartolomeu Filho, a Secretaria de Educação enviou recentemente novos equipamentos como: freezer, fogão e todos os utensílios de cozinha para garantir a qualidade da merenda oferecida aos alunos. Em breve, está prevista a troca de carteiras escolares além dos equipamentos de climatização da biblioteca.

A Unidade Escolar Bartolomeu Filho esta localizada no bairro Parque Piauí, Teresina.
Autor: Albano Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário