quarta-feira, 6 de julho de 2011

FILME NA AULA DE HISTÓRIA: APOCALYPTO

Comecei a semana inspirado nas artes cinematográficas (confira aqui), por isso vou continuar falando de cinema (confira aqui). Estou trabalhando com meus alunos o filme APOCALYPTO, eu particularmente gosto muito desse filme, é um épico. Ele é dinâmico, engraçado e nos faz refletir sobre a possível causa da queda do império que dominou a região da América Central e se estendia do México a El Salvador. O filme aponta o consumismo, a devastação do meio-ambiente e a ganância por poder, o que pra mim é um tema bastante atual, dada à realidade global em que vivemos.


O fato é que para construir edificações cada vez maiores, hectares de florestas eram derrubados. Sem as árvores, a lama corria para o pântano, diminuindo a qualidade do solo e gerando piores colheitas. Os reis, que acreditava-se ter um contato direto com os deuses, faziam oferendas, utilizando até mesmo humanos. E para manter sua mordomia, tributavam cada vez mais a população, que por sua vez ia se irritando mais e mais. Não parece um tema bastante atual?
 Não podemos deixar de relacionar o filme com o presente, pois ele alerta sobre o risco que corremos. Ou seja, se a sociedade atual não se cuidar, pode ter fim semelhante aos dos seus antepassados. Apesar de vários equívocos históricos, eu utilizo esse filme mais para reflexão sobre o presente do que para explicação do passado.
Em Apocalypto, a história da humanidade é concebida como uma história universal, onde um modo de produção superior engloba um inferior submetendo-o ao seu progresso histórico. A história da civilização maia ganha universalidade quando é englobada no interior da expansão européia para além da própria Europa.
Não existem histórias isoladas, mas sim uma única História universal, na qual, a civilização maia e a européia, são apenas momentos diferentes desta mesma e única História, momentos diferentes de existência do homem enquanto humanidade.
 Ao final de Apocalypto, a chegada dos europeus anuncia o começo do fim da civilização maia, que será ao longo dos séculos XVI-XIX, destruída e englobada pela expansão violenta do capitalismo. Assim como os maias, os europeus vão usar sua superioridade econômica, militar e tecnológica para reproduzir além da Europa a técnica, a economia e o modo de vida baseado no capital.
Apesar do filme ser adrenalina pura, podemos através de uma análise mais reflexiva compreender melhor a sociedade em que vivemos. 

11 comentários:

  1. kra realmente esse filme ée o máximo...eu assisti tres vezes e ainda penso em assistir mas e mais...parabén pela escolha certa...xero lays

    ResponderExcluir
  2. Ô fico feliz que você gostou ...
    No 2º semestre tem mais!!
    3 vezes?
    xeros

    ResponderExcluir
  3. Onde eu acho o filme manda a resposta no Email romariozica1995@hotmail.com valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode baixa-lo no site FILMES CULT

      http://filmescult.com.br/apocalypto-2006/

      OBRIGADO PELA VISITA

      Excluir
  4. leticia cardoso de lima27 de setembro de 2012 às 19:13

    o filme mais lindo que eu ja vi na minha vida

    ResponderExcluir
  5. O filme realmente é mt bom, mas compará-lo à realidade, vai uma grande distãncia, penso que ainda não chegamos ao tipo de cultura e mentalidade daquela altura a não ser que a humanidade chegue a viver essa era por falta de recursos, aí acredito que a Lei da Selva reine. Mas como ia dizendo, em que, tal como os leões caçam a suas presas, no filme isso tb acontece entre humanos.O filme ilustra bem aqueles tempos.

    ResponderExcluir
  6. Como fazer para assinar esse filme , alguém tem o link ? Gostaria muito de assistir meu emae-m elianamaria4578@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode baixa-lo no site FILMES CULT

      http://filmescult.com.br/apocalypto-2006/

      OBRIGADO PELA VISITA

      Excluir