sábado, 9 de julho de 2011

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIA PARA UM MUNDO DE DESCOBERTAS – PARTE 1

Conforme o prometido, vamos ao resumo do I Seminário de Educação promovido pela SEDUC – PI. Cheguei cedo, fui para o credenciamento, aquela multidão, gente de todo o Estado... Eu pensei – deve ter aqui um lugar reservado para os eclesiásticos – Mas, não tinha, entrei na fila. Depois tomei aquele cafezinho e fui trocar figurinhas com os meus amigos da Regional (19ª). Logo dei de cara com a minha chefa, a gestora da 19ª Regional, a Professora Sônia. Pensei – devo começar despejando um monte de lamentações de como está difícil ser diretor de escola, que estou precisando disso, daquilo, etc, etc, etc? Não, deixemos para outra ocasião.
O da pizza e a Profª Sônia
Logo chegou a Professora Carleuza, coordenadora do ensino-aprendizagem e o Professor Rudyfran, da coordenação financeira, que vive dando pressão na gente pelas prestações de contas. Semana passada ele convocou a nós diretores às 8 horas da madrugada para puxar a nossa orelha sobre os gastos com energia elétrica. Tá certo professor! Prometo que vou reduzir em 40% a conta de energia do Bartolomeu.
A pizza e a Profª Carleuza
Todos nós que fazemos parte da 19ª Regional temos o privilégio de sermos coordenados por uma equipe competente, séria, firme quando necessário, mas também que sempre está de bom humor, muito bem, todos estão de parabéns!
Profº Rudyfran, Profª Sônia e ...
Bem, como os sacos já foram devidamente puxados, voltemos ao seminário! Conversa daqui, conversa dali, as autoridades chegaram, a mesa foi composta e o Hino foi executado. Gostaria de fazer um adendo, gente a nova versão do nosso Hino ficou muito bonita. Destaque para as manifestações culturais do Estado, como Bumba Meu Boi, Samba de Cumbuca, Congo, Balandê, Coisa de Nêgo, Violeiros, Repentistas, Cavalo Piancó, Coral de Vaqueiros e Reisado. Além de mostrar as cidades e roteiros turísticos que valem a pena serem visitados. Na minha opinião só faltou As "meninas" do grupo Bandolins de Oeiras (confira aqui).
A superintendente de ensino, professora Joara, apresentou as metas da SEDUC para 2011-2014. O que mais me chamou a atenção foi o projeto mediação tecnológica. Até porque estou fazendo o curso de Tecnologias na Educação pelo e-proinfo(confira aqui), inclusive esse blog já é um dos primeiros resultados dessa capacitação que estou fazendo, e também porque já conheço o projeto, pois já é implantado no Maranhão. Lá tem o nome de "aula do futuro"(confira aqui) e visa oferecer aos alunos da 3ª série do ensino médio, mecanismos de reforço para o Enem e demais vestibulares, tudo por videoconferência.

O evento ia seguindo muito bem até que passei pelo meu primeiro momento de raiva ... gente, celular em eventos .... é f#$@%&, poxa! Eu querendo prestar atenção e o diabo duma véa gritando no celular, bem do meu lado, e eu fui me aguniando, me deu uma gastura ... respirei e mudei de lugar......
Usaaaaa! Vamos à fala do governador Wilson Martins. Ele cobrou de todos nós, gestores, que despolitizemos a educação, que descentralizemos as decisões e que concedêssemos autonomia as nossas equipes de apoio. A platéia vibrou quando o governador falou que se nós, diretores, não estivéssemos recebendo recursos suficientes para gerir nossas escolas deveríamos cobrar do secretário Atila Lira, o aplauso foi geral.

Bem, mas uma coisa me preocupou na fala do Governador, a questão da escola de tempo integral que é praticamente unanimidade entre os que defendem a melhoria na qualidade da educação. Nas entrelinhas deu para perceber que a União (presidenta Dilma) e o Estado (governador Wilson Martins) irão dar prioridade a outras áreas da educação, pois consideram a escola de tempo integral muito cara. Claro que a escola de tempo integral irá continuar, mas a expansão, pelo que ouvi do Governador, acho muito difícil!

O governador disse ainda que irá implantar o projeto de mediação tecnológica, como eu já falei, eu conheço o projeto e estou ansioso para vê-lo funcionando. Ressaltou que todos os problemas sociais que vivenciamos, inclusive as drogas, seriam resolvidos se tivéssemos uma educação de qualidade. Falou também, que não há desenvolvimento em lugar nenhum do mundo sem educação. Para ele, os índices da educação do nosso estado são tristes.

Ele falou que cobrou da presidenta Dilma 50 escolas de tempo integral, mas ela retrucou que é muito caro, mas que financiaria o projeto de mediação tecnológica. O governador fez um balanço das contas do Estado, o Piauí não tem dinheiro, segundo ele, atualmente nosso Estado está pagando 105 milhões de reais só de dividas, dinheiro jogado no ralo, disse o governador. Disse que está lutando para mudar o cálculo do FUNDEB e para aumentar a aquisição de recursos para o Piauí.

O chefe do executivo também reclamou que nós deveríamos parar com os "fuxicos" e parássemos de brigar por espaços. O momento alto da fala do governador foi quando ele disse que ninguém nesse país trabalha mais que professor: “rapaz, agüentar abuso de menino chei de razão, de manhã de tarde e de noite. Professor ganha pouco!”. A platéia vibrou!
19ª Gerência Regional
Enfim, apesar disso, o governador disse que está entusiasmado, que as coisas irão melhorar, pediu que vestíssemos a camisa da educação e reafirmou que as prioridades do seu governo são: saúde, educação e segurança pública.
Bem, vou parar por aqui, pois já estou me alongando demais, segunda-feira continuarei com mais detalhes, inclusive com a palestra do deputado Gastão Vieira e com o encerramento do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário