
Mas é preciso saber explorar esse importante recurso pedagógico para que a aula não seja simplesmente uma sessão pipoca e caia no vazio. Exibir filmes para os alunos não se trata de pôr em segundo plano a leitura e a escrita, mas de incorporar um meio que facilita muito a aprendizagem e coloca o aluno em contato com uma nova maneira de pensar e entender a história.

Pretendo discutir com os alunos as causas gerais e as imediatas do confronto e os motivos da intervenção do Governo. Intervenção essa que configurou-se numa guerra que mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
Gosto de trabalhar esse filme com os alunos por que: ele mostra o abandono do sertão nordestino por parte das autoridades governamentais da República; Caracteriza geograficamente a região onde ocorreu o conflito; Mostra elementos culturais importantes, como o coronelismo, o cangaço, a religiosidade popular, a literatura de cordel, sem falar na repressão violentíssima das autoridades governamentais e a resistência obstinada da população de Canudos.
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