terça-feira, 12 de julho de 2011

I SEMINÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS

Continuando a jornada de seminários (confira aqui), hoje participei do I Seminário sobre a Importância dos Índices Educacionais, organizado pela 19ª Gerência Regional de Educação – Teresina. Nos reunimos para discutir sobre os índices educacionais, principalmente o IDEB. O fato é que o Piauí figura entre os piores índices do país, principalmente no ensino médio, o que mostra que nossa educação ainda precisa avançar muito no que diz respeito à qualidade.


Paradoxalmente, temos as melhores escolas do país tanto na rede pública quanto na rede privada. O Instituto Dom Barreto já figurou como a melhor escola do Brasil e a cada ano continua entre as melhores do país na categoria escola privada. As professoras da Escola Municipal Casa Meio Norte, Ruthneia Vieira Lima Costa e Osana Santos de Morais receberam este ano, da presidenta Dilma, a medalha da Ordem do Mérito Nacional por realizarem trabalhos de referência na área de educação.

Escola Municipal Casa Meio Norte
Não podemos esquecer a educação de Cocal dos Alves, no interior do Piauí, a cidade é um fenômeno, quando se fala de educação. Um município com pouco mais de cinco mil habitantes, possui 20 escolas, a maioria do ensino fundamental, e uma característica: é berço de campeões em competições de conhecimento. O vencedor deste ano, do quadro soletrando do programa Caldeirão do Hulk, saiu da cidade. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, quatro estudantes de Cocal dos Alves conquistaram medalha de ouro. Um desempenho que superou o de 11 estados brasileiros.

Cocal dos Alves: Fenômeno
Todos nós que trabalhamos com educação, estamos imbuídos em melhorar os índices educacionais das escolas que trabalhamos, e por isso nos reunimos para ouvir gestores, docentes e alunos dessas escolas de referência para tentar melhorar nossas praticas pedagógicas e conseqüentemente melhorar a qualidade do ensino das nossas escolas.


O seminário teve como objetivo proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre a importância dos índices educacionais, como o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A organização do evento ainda trouxe o estudante de Cocal dos Alves, Sandoel Vieira, três vezes medalhista da OBEMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática, que ganhou destaque nacional ao receber premiação das mãos da presidenta Dilma Rousseff. Ele disse veio tentar repassar a motivação e o trabalho intenso que os professores da escola que ele estuda passaram a ele.

O secretário de educação, Atila Lira abriu, o evento falando que o sucesso educacional depende do trabalho de cada escola: direção, coordenadores e corpo docente, que deve receber forte apoio das outras esferas. O Secretário ainda prometeu transformar a escola que sediou o evento, U.E. Lourival Parente, em uma escola de tempo integral, além de uma reforma geral.

Alunos campeões de Cocal dos Alves

 Bem vamos as principais conclusões do encontro, primeiro, para melhorar a qualidade da educação a gestão é fundamental, o exemplo da diretora da escola de tempo integral padre Joaquim Nonato não deixa dúvidas. O acolhimento das crianças no inicio das aulas, o acompanhamento pedagógico da coordenadora, o empenho da diretora gerindo os professores de forma que todos na escola passaram a pensar coletivamente, o envolvimento dos pais. Em fim, foi um bom exemplo de gestão escolar, aprendi muito.

Instituto Dom Barreto
Segundo, o clima escolar, a professora Rosimar, representante do MEC, destacou um ponto que eu considero de suma importância para a melhoria da qualidade da educação. Ou seja, tem haver harmonia na escola, todos devem se sentir bem no ambiente, as crianças devem gostar da escola, os professores tem que estar motivados, isso é fundamental.
Alunos campeões de Cocal dos Alves

Terceiro, a cooperação entre estados e municípios, se um aluno sai da rede municipal, ensino fundamental, com deficiências de aprendizagem, conseqüentemente ele entrará na rede estadual, ensino médio, com dificuldades de acompanhar os conteúdos, derrubando os índices.





Escola Municipal Casa Meio Norte
Nossa escola, a Unidade Escolar Bartolomeu Vasconcelos Filho, enviou os Professores Miguel Norberto, de matemática e Renato Rabelo, de Português. Eles disseram que foi muito proveitoso, pois participaram de oficinas onde discutiram práticas pedagógicas inovadoras que visam à melhoria na aprendizagem das respectivas disciplinas. Agora é só colocarmos em prática tudo que aprendemos no evento.

Um comentário:

  1. muito enteressante.... seu blog... vc atualiza diariamente.... muito bom mesmo. vale a pena entrar e conferir.
    abrç.

    ResponderExcluir