segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reflexões iniciais sobre o curso tecnologias na educação

Primeiramente, gostaria de ressaltar que é a primeira vez que participo de um curso desta natureza e tenho boas expectativas em relação a este, pois considero imprescindível o uso de TICs na escola.
É importante ressaltar que não vemos os recursos tecnológicos como instrumentos de aprendizagem que irão substituir o professor no ambiente escolar. Ao contrário, procuramos colocar tais recursos como ferramentas que auxiliem no processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula.
Ou seja, as novas tecnologias presentes na escola, além de contribuírem para uma educação com a tecnologia (a tecnologia utilizada como recurso ou meio didático) têm o objetivo de preparar o aluno para esta nova sociedade que vem se desenvolvendo. 
Nosso objetivo após este curso é proporcionar ao aluno uma formação ampla e integral, objetivando formar um sujeito capaz de lidar com a tecnologia e a ciência atual, envolvendo aprendizado e reflexão sobre sua aplicação, fundamentos e desenvolvimento. Além disso, a educação tecnológica também se preocuparia com a formação humana do cidadão, gerando nele uma capacidade de tomada de decisões e de raciocínio crítico frente às questões políticas, humanas e sociais do mundo em que está inserido.
Portanto, é neste contexto e com estes objetivos que vemos a inserção da informática na escola, contribuindo com esta formação ampla e consciente de nossos alunos.
Estamos vivendo a chamada “era digital”, onde o acesso, uso, a construção e a divulgação de informações nunca foram tão importantes no cotidiano do professor e das escolas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário