terça-feira, 14 de junho de 2011

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
O hipertexto tem como princípio básico a construção de estruturas não lineares, que permitem ao usuário buscar informações utilizando seu próprio caminho, navegando em uma rede de nós, conectados por ligações que o levam a outros textos, imagens, sons ou vídeos.
Os links desdobram-se, em um ambiente aberto à exploração e ao movimento. Essa natureza não linear, ao contrário do texto impresso, não impõe ao leitor uma ordem hierárquica de frases, parágrafos, páginas e capítulos a serem seguidos.
O hipertexto possibilita a disponibilização, na tela, de sugestões de caminhos, cabe ao usuário escolher qual trilha no ciberespaço vai seguir, não há, portanto, somente recepção, ele interfere, interage com o texto de forma imediata.
Outra característica que diferencia o hipertexto do texto impresso é a sua facilidade de atualização, já que admite a inclusão de novos elementos a qualquer momento, num processo dinâmico de composição do conteúdo, enquanto na publicação impressa o conteúdo só se altera em outras edições. 

Um comentário: