terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS

Estamos encerrando as festas juninas, amanhã tem arraiá na maioria das escolas, muita festa, alegria e acima de tudo valorização da nossa cultura. Durante este mês participei de alguns eventos importantes, infelizmente devido ao meu tempo escasso não pude conferir todos que eu gostaria, mas foi muito proveitoso. Destaco o SALIPI, que aconteceu de 5 a 12 de junho no Complexo Cultural Praça Pedro II. 
Com o slogan “Leio, logo existo”, homenageou o escritor, professor e acadêmico da APL, Raimundo Santana. Participei da abertura do evento, na palestra do homenageado descobri que ele foi prefeito da minha cidade, Campo Maior. Que vergonha! Eu, metido a historiador e não saber que o Professor Santana foi prefeito de Campo Maior, entre 1951 e 1955. Fundou o Centro de Estudos Piauienses (1957), Movimento de Renovação Cultural do Piauí (1960), o Fórum Cultural do Piauí e a Fundapi - Fundação de Apoio Cultural do Piauí. Presidiu a Academia Piauiense de Letras (2000-2001), onde ocupa a cadeira número 32.
Mas, deixemos a vergonha de lado e voltemos ao assunto. Acompanhei também a palestra do escritor Laurentino Gomes, jornalista e escritor, autor dos livros “1808 e “1822. obras que já venderam mais de um milhão e 200 mil cópias. “1808”, é uma aventura literária que conta a história da vinda da corte portuguesa para o Brasil (no ano que dá título ao livro), na obra "1822", Laurentino estuda o processo que levou à declaração de independência, sob o protagonismo de Dom Pedro I, príncipe nascido em Portugal e futuro imperador do novo país. Neste livro o autor reserva um capítulo para a BATALHA DO JENIPAPO, ocorrida em 1823, na minha querida Campo Maior. É importante ressaltar que a Batalha do Jenipapo foi imprescindível para para a independência do Brasil, fato que poucos conhecem e Laurentino fez questão de resgatar em seu livro. Bem, além de tanta cultura a noite foi muito descontraída, o professor Cineas  estava impagável, enfim, um belo evento.
Não posso esquecer do CIDADE JUNINA, que aconteceu de 06 a 12 de junho. O evento é uma das maiores festas de São João do Piauí e traz para seus visitantes muitas opções de lazer e cultura. Durante os sete dias de realização, os visitantes puderam se divertir com o parque de diversões, praça de alimentação com comidas típicas, palco cultural e 50 estandes de artesanato, confecções, acessórios e outros negócios. Participaram da grande final as quadrilhas Flor de Caipira, de Regeneração; Chapadão do Corisco de Teresina; Balanço Matuto, de Teresina; Lua de Prata, de Demerval Lobão; Rei do Cangaço, de Parnaíba e Lumiar, também de Parnaíba, que foi a grande campeã.









O que mais me encantou foi a apresentação do Vagner Ribeiro à frente do grupo VALOR DE PI. Eu conheci, de vista, o Vagner nos meus tempos de UFPI, onde ele já esbanjava o seu talento. Dei uma bizuiada no Blog do grupo (confira aqui ) e corroboro tudo que li no site, o grupo desnuda a cultura piauiense. Sério! Após assistir ao espetáculo você sai orgulhoso de ser nordestino.


No universo da diversidade cultural do Piauí pesquisado por Vagner Ribeiro se encontra gente que desnuda a linguagem política da terra com uma grandeza singular. No musical "O Piauí Contando História", o artista com a banda Valor de PI, consegue transpor com espontaneidade, linguagens e expressões de gente que sente o cheiro do sol, que inventa causos, que deseja o gorjeio dos sapos e que desnudam a terra de forma celestial.”

4 comentários:

  1. Nossa parece q as festas junina ai bombaram hem pádua...q bom q teve várias atrações e muitas opções de divertimento...aproveitou bem rapaz*_*...parabéns por mas um post xero lays...

    ResponderExcluir
  2. Brigado Lays, realmente foram muitas opções.
    Eu queria mais, não fui aos Festejos de Campo Maior e nem ao Festival de Inverno de Pedro II, mas tudo bem, próximo ano tem mais!

    Xero!

    ResponderExcluir
  3. Pádua, adorei os depoimentos...somos conterrâneo. Realmente esse blog é um show. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ô que bom !!!!!!!
    Fico feliz em conhecer
    alguém da terrinha.

    Abraços

    ResponderExcluir