domingo, 7 de abril de 2013

EDUCAÇÃO EM CONFERÊNCIA: PREPARATIVOS PARA A COMAE 2013


Realizamos nos dias 01 e 02 , no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Timon, a  II Conferência Intermunicipal de Educação, evento que reuniu representantes dos municípios de Matões, Parnarama, São Francisco e Timon.



Estiveram presentes no evento o Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, o Presidente do Fórum Estadual de Educação e Secretário Adjunto de Gestão Institucional da SEDUC, Luís Fernando Araújo Silva, o Prefeito de Timon Luciano Leitoa, o Deputado Federal Sétimo Waquim e a ex - prefeita de Timon Socorro Waquim, o Deputado Estadual Alexandre Almeida, Secretários Municipais de Educação, Vereadores, representantes de  várias organizações sociais, Gestores Escolares da Educação Básica e Superior, e demais segmentos da sociedade civil.

Atuaram como coordenadores do evento o Gestor da URE Timon, Professor Mauricio Ângelo da Silva e a Diretora de Educação, Professora Gizeuda Azevedo além de toda a Equipe Técnica da URE Timon.

Ao abrir a solenidade, o Secretário Pedro Fernandes afirmou que educação de qualidade é um compromisso de todos e exige dedicação e participação. “Esta conferência é a maneira mais correta e proveitosa para se exercer a democracia e de dialogar com a sociedade”, Ressaltou. O secretário disse ainda que a SEDUC trabalha para fortalecer esta mobilização, com a participação dos prefeitos dos 217 municípios maranhenses, para reverter e melhorar os indicadores educacionais com a participação da sociedade.


Foi um evento grandioso onde se discutiu de forma plural e democrática todos os aspectos da nossa educação, após os debates foram apresentadas proposições que foram apreciadas em plenária e que farão parte da  Conferência Maranhense de Educação (COMAE), cujo evento principal acontecerá em São Luís, no mês de agosto com a temática "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.


O secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva, afirmou: "Vamos construir a partir do documento-referência, proposições que serão levadas para a Conferência Estadual (COMAE) e depois para a Nacional (CONAE)".


Após a solenidade de abertura deu-se inicio a Conferência principal com o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, conduzida pelo professor Raimundo Moacir Mendes Feitosa.




OS DEBATES FORAM DISTRIBUÍDOS NOS SEGUINTE EIXOS:

I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação - mediadora Antonia Valtéria Melo Alvarenga.

II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos -  mediadora Edite Sampaio Sotero Leal


III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente - mediador Rodrigo Pletikoszits de Ávila





IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem - mediadora Lucimeire Rodrigues Barbosa


V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social -  mediadora Sônia Maria Leite Alcântara



 VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho -  mediador José Luis



VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos -  mediadora Zélia Maria Moreira Mendonça Pereira


O principal objetivo da Conferencia foi a discussão da Educação Básica, Profissional e Superior, incluindo todas as suas etapas e modalidades de ensino, primando pela participação de todos os segmentos locais.


Procuramos garantir o debate daqueles que se interessam pelo tema, com vistas à elaboração de políticas educacionais, que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Estado do Maranhão.



Essas Conferências atuarão reforçando a parceria entre a SEDUC, Sistemas de Ensino, “Orgãos Educacionais, e a Sociedade Civil Organizada no intuito de estabelecer compromissos educacionais mútuos, que culminarão no Plano Estadual de Educação (PEE), que será apresentado durante a COMAE. O documento também servirá como suporte ás proposições que serão levadas pelos delegados maranhenses à Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada em 2014, em Brasília.

Um comentário: