quinta-feira, 5 de abril de 2018

AS CONTRADIÇÕES DE UM JUDICIÁRIO POLITIZADO: UMA BREVE ANALISE DE UM INEXPRESSIVO HISTORIADOR DE PIRACURUCA


ISONOMIA - princípio geral do direito segundo o qual todos são iguais perante a lei; não devendo ser feita nenhuma distinção entre pessoas que se encontrem na mesma situação.





LEMBREMO-NOS:

  • DEZEMBRO DE 2016 - Quando Renan Calheiros não aceitou decisão do ministro Marco Aurélio Mello para se afastar do cargo, Cármen Lúcia participou dos entendimentos de bastidor com o PMDB e o PSDB para manter o emedebista na Presidência do Senado.



  • OUTUBRO 2017 - Cármen Lúcia atuou politicamente. Colocou em votação e deu o voto decisivo num julgamento que permitiu a Aécio Neves continuar senador, exigindo aval do Legislativo para que o Supremo tomasse medidas cautelares em relação a congressistas.



  • DEZEMBRO DE 2017 - Marco Aurélio Mello liberou para julgamento duas Ações Declaratórias de Constitucionalidade, uma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outro do PEN. Cármen Lúcia continuou a deixar essas ações na gaveta. Quando as pressões se tornaram insustentáveis, decidiu colocar o habeas corpus do ex-presidente Lula que pede que sua prisão não seja decretada. Jogou com o poder que tem sobre a pauta, mas mostrou que adota medidas diferentes em relação ao nome na capa do processo.



"Em termos de desgaste, a estratégia não poderia ser pior", reclamou Marco Aurélio.



O ministro, Marco Aurélio Mello, criticou a forma pela qual a presidente do STF, Cármen Lúcia, conduziu o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula. De acordo com a coluna de Bernardo Mello Franco, de O Globo, o ministro Marco Aurélio Mello culpa a presidente Cármen Lúcia pelo desgaste da Corte. Ele afirma que a ministra errou ao antecipar o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula.



Na avaliação de diversos ministros e observadores do STF, Cármen Lúcia cometeu um erro ao colocar o tema em discussão por meio do habeas corpus de Lula, gerando uma pressão sem precedentes sobre a Corte. Isso porque as ADCs, que discutem a prisão em segunda instância de forma genérica, foram liberadas para julgamento por Marco Aurélio em dezembro.


Lamentavelmente constatamos, sem muita dificuldade, que o Judiciário brasileiro se politizou, em todos os níveis, perdendo a posição de mais acreditada instituição do país. E não apenas por conta de suas decisões, muitas delas visivelmente políticas, mas, também, pelas posições de alguns dos seus ministros que, em declarações à imprensa sobre fatos em evidência, deixam escapar as suas preferências político-partidárias, o que compromete a própria Corte.


Todo cidadão tem o direito de ter suas preferências políticas, seus candidatos, mas o magistrado, pela natureza da sua atividade, deveria ser mais discreto e evitar manifestar-se publicamente, porque provoca desconfianças sobre a isenção das suas decisões. Até porque em muitos casos eles se tornam julgadores das questões sobre as quais opinaram, antecipando o seu voto quando elas chegam às suas mãos. Quem consegue, por exemplo, confiar no julgamento de magistrados como aquele que participou das manifestações de rua contra o governo? Se continuar nesse ritmo a deusa grega Têmis, que simboliza a Justiça, vai acabar tirando a venda dos olhos e colocando um saco na cabeça. De vergonha.


Diante do exposto finalizo com a Música PRIDE (IN THE NAME OF LOVE)- U2 - A letra da música faz uma homenagem a Martin Luther King, líder pelos direitos civis que lutou contra o preconceito racial e pelos direitos dos afro-americanos nos Estados Unidos, citando inclusive sua luta, suas ideias e o dia que ele foi morto, 04 de abril de 1968, o qual ele se transformou num ícone na luta contra a descriminação em todo o mundo.





 FONTES:
http://www.blogdokennedy.com.br/carmen-lucia-beneficiou-renan-e-aecio-mas-prejudicou-lula/

https://marceloauler.com.br/o-supremo-suas-contradicoes-e-duvidas-suspendera-o-impeachment/

https://g1.globo.com/politica/noticia/renan-senado-decide-nao-cumprir-liminar-e-aguardar-decisao-do-plenario-do-stf.ghtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/07/politica/1481129460_534947.html

https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/10/11/depois-de-mais-de-12h-carmem-lucia-decide-a-favor-de-aecio-em-votacao-no-stf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário