sexta-feira, 1 de junho de 2012

II MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA URE/TIMON

Nós professores estamos sempre acompanhados de inúmeras preocupações, uma das maiores é a falta de interesse dos alunos em nossos conteúdos. Hoje em dia está cada vez mais difícil prender a atenção dos jovens. O processo de ensino-aprendizagem esta exigindo do professor cada vez mais. (Veja um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui).

Apesar das dificuldades, (nós sabemos que não é fácil), penso que algumas mudanças em nossa maneira de abordar os conteúdos poderá facilitar muito o trabalho docente. 

Lembro de um colega de Física que anunciou em uma turma do 1º ano do ensino médio que a aula daquele dia seria no laboratório, os alunos se empolgaram tanto que o professor de Biologia fez o mesmo. Diante da euforia da turma eu me interessei e passei a acompanhar o trabalho dos colegas e percebi que os alunos mudaram completamente a visão deturpada que eles tinham dessas disciplinas. (Eu também dou minhas cacetadas)

Em minhas aulas, quando promovo debates, analises de filmes, etc., percebo que o interesse dos alunos aumenta consideravelmente. (veja aqui o meu famoso debate sobre Getúlio Vargas).

Penso que se sairmos mais da teoria conteudista, enfurnados em sala de aula, e associarmos a pratica ao nosso trabalho, os resultados serão bastante satisfatórios. E mais, se, além disso, trabalharmos a interdisciplinaridade a educação com certeza dará um salto gigantesco na qualidade.

Vou citar um exemplo dessa interdisciplinaridade, o professor, numa aula de ciências, faz experiências concretas, como uma receita de bolo, por exemplo, mostrando o processo de mistura, fermentação e depois, solicita aos alunos que façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.

Não podemos negar que mudando a nossa forma de trabalhar os conteúdos alcançaremos mais rapidamente os nossos objetivos. (Veja um trabalho legal sobre reciclagem e reaproveitamento de garrafas PET).

Seguindo esse raciocínio a URE TIMON e o NTE TIMON, em parceria com a UEMA, promoverá a II MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, que este ano, trabalharemos o tema "Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza". (veja um pouco do trabalho do NTE).

Ontem aconteceu o evento de premiação da Mostra do ano passado e o lançamento da Mostra deste ano.

Trata-se de um evento muito importante, pois as escolas que participarem motivarão seus professores e alunos a trabalharem com projetos e o mais importante, a mudarem a forma, muitas vezes, monótona de abordagem dos conteúdos.

A partir do momento que a Escola decidir participar, o professor irá promover em suas aulas, espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo o que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. 
E é obvio que todo o material acumulado será apresentado na Mostra.

Vejamos agora algumas informações importantes sobre o evento:

 COMO PARTICIPAR


  • CRONOGRAMA

  • CULMINÂNCIA
O evento será aberto para participação e visitação de alunos e professores das escolas, bem como da sociedade em geral no dia 18 outubro de 2012, das 10h às 17h no Centro de Educação Jacira de Oliveira e Silva.
  • PREMIAÇÃO
1º lugar: troféu e R$ 2.000,00

2º lugar: troféu e R$ 1.500,00

3º lugar: troféu e R$ 800,00



E não é só isso, concomitantemente acontecerá também o I CONCURSO DE REDAÇÃO E CHARGE com o tema: “ECONOMIA VERDE, SUSTENTABILIDADE E ERRADICAÇÃO DA POBREZA.”

Para efetuar a sua inscrição, o aluno deverá apresentar a coordenação pedagógica de sua escola, a charge e redação redigida de acordo com as regras apresentadas no edital.





CRONOGRAMA


PREMIAÇÃO
1º Lugar Redação: 1 netbook
1º Lugar: Charge: 1 netbook
2º e 3º lugar: MENÇÃO HONROSA.


Se você é daqueles que gostariam de melhorar a qualidade da educação na sua escola, um bom começo é participar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário