sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SER PROFESSOR

Amanhã, comemora-se (?) o dia do professor. Lembro com muita angústia o dia que comecei a lecionar, foi uma experiência terrível. Nada era como eu tinha imaginado.(já compartilhei a experiência aqui) .Mas ao longo dos anos fui descobrindo que a sala de aula é um espaço de autoconhecimento. Nela você tem o reflexo de quem você realmente é como pessoa.


Para encarar uma sala de aula, (O que não é para qualquer um) a pessoa deve estar em pleno equilíbrio emocional, esta ciente de quem é e de todas as suas fraquezas. E o que é mais importante, deve aceitar-se, pois os alunos descobrem suas fragilidades e as usam contra você.
Não lamento, tenho convicção que escolhi a carreira certa. (ASSIM COMO INCENTIVEI OUTROS ) Afirmo que a minha profissão é de suma importância para a transformação social que tanto almejamos e, portanto, deveria ser mais valorizada (em todos os aspectos, não apenas na questão salarial).

A valorização, dentre os vários aspectos positivos, atrairá pessoas realmente comprometidas e capacitadas para a função.
Não lamento ter escolhido ser professor, pelo contrário, tenho orgulho! Fico feliz quando ex-alunos, hoje formados e muito mais competentes do que eu, me fazem deferência e agradecem. Também, compreendo aqueles que não gostaram de ser meus alunos, pois aprendi a conviver com a diversidade de opiniões.

È importante ressaltar que dos quase dois milhões de docentes existentes no Brasil, nem todos podem ser chamados de professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário