quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PIAUÍ: AQUI NASCI, ME CRIEI, CAÍ, LEVANTEI E SANGREI

Foto: Juscelino Reis - http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
Hoje comemoramos o dia do Piauí (poderia ser 24 de janeiro ou 13 de março). (sobre o 13 de março já falei aqui) 

Considero salutar retirarmos um tempinho para refletirmos um pouco sobre este Estado pacato, complexado, pobre(?) e belo, haja vistas que estamos em meio a discussão sobre sua divisão.(já me posicionei sobre o assunto aqui) 

Foto:  http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
Quando falei em complexado é porque somos bairristas, fale mal de nós pra você vê! (Marauê Carneiro,
Paulo Zotollo, Mr. Manson que o diga).

Pra não perder o costume vamos a um tiquim de História:

Os portugueses chegaram ao Brasil no último ano do século XV, (1500), no século XVI eles chegaram ao litoral do Nordeste e no século XVII eles se espalharam pelo sertão nordestino criando gado.

http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
Como as fazendas eram muito grandes, as casas ficavam distantes uma das outras, dificultando o contato entre os moradores. As pessoas se reuniam principalmente durante os acontecimentos religiosos, como missas, novenas, casamentos e batizados. Dessa forma, as capelas se tornaram local de encontro, reunindo os habitantes para as festividades, o divertimento e o comércio.

http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
A primeira capela do Piauí foi a de Nossa Senhora da Vitória, (1696) construída nas terras da fazenda Cabrobó, de Domingos Afonso Mafrense. Em torno dela a população cresceu, dando origem à Vila da Mocha.



http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
Pouco depois da criação da Vila da Mocha, no início do século XVIII, o Piauí se tornou capitania (1718). Mas o primeiro governador, o português João Pereira Caldas, só chegou 40 anos depois, ou seja, a instalação da Capitania de São José do Piauí só se deu em 20 de setembro de 1759. 


http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
Com a chegada do primeiro governador, a Vila da mocha passou a cidade, com o nome de Oeiras, tornando-se a primeira capital do Piauí. Muitas outras capelas deram origem a vilas que depois também se transformaram em cidades.



http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
A história nos mostra que no Piauí, desde a colonização até hoje, a maioria das cidades nasceu de fazendas de gado que se desenvolveram e aumentaram sua população a partir da construção de capelas e igrejas.


http://photosetrilhas.blogspot.com/ 
No século XVII as terras piauienses eram administradas pela Capitania de Pernambuco. Com o crescimento da população, consequência da chegada de mais pessoas, aconteceram vários conflitos. 




Como o Piauí estava próximo a Capitania do  Maranhão e esta queria ampliar seu domínio, o Maranhão conseguiu com o Rei de Portugal autorização para administrar as terras piauienses no século XVIII.

Foto: Stanley Moore & Juscelino Reis - http://photosetrilhas.blogspot.com/ 

Chega! Só queria desejar PARABÉNS PIAUÍ !!!!


Que tenha muita saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário