segunda-feira, 14 de maio de 2012

URE TIMON – CAPACITAÇÃO DO SIAEP 2012


Hoje aconteceu no C E Padre Delfino o 1º Encontro sobre o SIAEP 2012. O evento foi promovido pela URE Timon com o apoio do NTE e participaram gestores, coordenadores, supervisores, secretários, auxiliares de secretaria, pessoal de apoio. Enfim todos os responsáveis diretos pela gestão das escolas jurisdicionadas a URE Timon.

Quem acompanha esse blog sabe que eu sou totalmente a favor das chamadas TIC's (click aqui para saber mais) .

O SIAEP - Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, constitui-se numa poderosa ferramenta de apoio a toda comunidade educacional, professores, alunos, técnicos administrativos, disponibilizando informações importantes como boletim, histórico escolar, horários de aula de professores e alunos, acompanhamento de carga-horária de disciplinas, cadastro de notas, situação disciplinar de alunos bem como acesso a todos os dados pertinentes ao ensino.

Dentre os benefícios do Sistema, podemos apontar:

• Melhorar o aprendizado do aluno, com acompanhamento de seu desempenho e habilidades;

• Melhorar a gestão da Unidade de Ensino a partir do acompanhamento do desempenho de alunos, professores e demais servidores;

• Fornecer à direção da Unidade de Ensino os dados necessários ao planejamento de ações e tomada de decisões;

• Promover o envolvimento de toda a comunidade escolar na solução dos problemas, devido a melhoria da disponibilidade de informações;

• Aumentar a segurança e agilidade na obtenção dos dados para Órgãos Superiores da Educação, a partir de procedimentos administrativos automatizados.

 Ao longo da capacitação os presentes aprenderam a operar todos os módulos do SIAEP , tais como:

Cadastro - contém todos os cadastros do SIAEP que servirão de base para início da utilização do sistema.

Escola - Todos os dados relacionados a escola. Dentre as funções principais estão: Cadastro de Escola, Rematrícula, Calendário Escolar, Colegiado, Conselho de classe, Caixa Escolar.

Aluno - Apresenta todos os dados relacionados ao aluno. Cadastro de aluno, matrícula, Extorno de cancelamento de matrícula, Faltas, Notas, Alunos em recuperação.

Professores - Contém todos os dados relacionados ao professor, se destacando: Cadastro das disciplinas lecionadas pelos professores.

Relatórios - contém todos os relatórios operacionais e gerenciais do sistema.


Através do SIAEP toda comunidade educacional, professores, alunos, técnicos administrativos, têm acesso pela internet, em qualquer lugar do mundo, a informações importantes como boletim, histórico escolar, horários de aula de professores e alunos, acompanhamento de carga-horária de disciplinas, cadastro de notas, situação disciplinar de alunos bem como todos os dados pertinentes ao ensino.


No SIAEP, os alunos, e seus pais ou responsáveis, podem consultar suas notas e faltas ao longo do ano, sem precisar ir à escola.
Com a adoção do SIAEP, não existe mais o famoso 'diário de classe", aquela caderneta onde o professor deve anotar diversas informações sobre o aluno. No sistema on line do SIAEP, o professor deve inserir apenas informações como conteúdo, notas e faltas. E com relação às notas, o sistema faz todos os cálculos e já extrai a média. Isso facilita e diminui o trabalho dos professores.

O SIAEP foi criado para melhorar e facilitar o trabalho dos personagens da educação do Maranhão, com certeza um avanço, mas, que precisa ser usado de forma adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário