No último dia 15 concluímos a capacitação, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC! Nela eu aprendi muito, principalmente a usar as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas complementares em minhas aulas chatas e cansativas (os meus alunos vivem dizendo – professor!!!!!! Você quer nos matar?).
O curso foi muito produtivo, foi bem coordenado e a nossa, tutora, a professora Rosilene, está de parabéns (muito obrigado Professora pela força que você me deu, sem você eu não teria conseguido!).
Ah! Só para constar, esse modesto blog é uma conseqüência da capacitação, do contrario eu não teria aprendido postar e compartilhar minhas experiências neste espaço. (confira a nossa estréia)
A estrutura do curso foi a seguinte:
O objetivo do curso foi promover a inclusão digital dos professores, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
A capacitação foi dividida em quatro módulos:
· Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
· Internet, hipertexto e hipermídia
· Prática pedagógica e mídias digitais
· Currículo, projetos e tecnologia
Iniciamos o curso refletindo sobre a identidade do professor e a necessidade de aprendizagem contínua. Analisamos como as nossas escolas utilizam as tecnologias disponíveis. Discutimos as possibilidades do uso das tecnologias no trabalho por projetos. Além de contextualizar o uso dos recursos computacionais (editores de textos e de apresentações (gerenciamento de arquivos, Internet) e dos recursos computacionais do ponto de vista pedagógico (editores de textos e de apresentações). (clique aqui e mate a saudade)
UNIDADE II - Internet, hipertexto e hipermídia
Nesta unidade aprendemos a utilizar novas linguagens e formas de trabalho, conhecemos e experimentamos hipertextos e diversas ferramentas de produção coletiva.
Nos tornamos capazes de:
· Navegar pela Internet e planejar seu uso em atividades visando à aprendizagem e/ou ao ensino.
· Navegar em ambientes hipertextuais, usando navegadores comuns.
· Reconhecer hipertextos como ambientes não lineares de leitura e de produção textual.
· Reconhecer que a leitura de um hipertexto é uma forma de co-autoria do que se lê.
· Produzir hipertextos simples, sendo capaz de incluir vínculos para outros textos, para páginas na Internet e para outros pontos do mesmo texto.
· Criar algumas possibilidades de uso de ambientes hipertextuais em educação e experimentá-las em situações reais na escola, com alunos.
UNIDADE III - Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Nesta unidade de estudo foi abordado os repositórios de materiais digitais, recurso de grande valia para enriquecimento da prática pedagógica. Muitos são os sites que podem auxiliar o professor no seu dia a dia. Porém, tudo depende de muita pesquisa, leitura, análise e escolha criteriosa do material que será aplicado aos alunos.
Conhecemos navegações que auxiliam a prática pedagógica: TV Escola, Portal do Professor (MEC), TV Futura, TV Cultura, Salto para o Futuro, e outros mais que se pode achar neste vasto universo da Internet, basta fazer uma busca criteriosa. (uma dica) (essa aula foi um barato!)
UNIDADE IV - Currículo, projetos e tecnologia
Finalizamos o curso fazendo uma reflexão sobre as possíveis mudanças em nosso trabalho pedagógico. Fomos provocados a mudar a nossa forma de trabalhar e incluir em nossa pratica pedagógica as famosas TICs. Dentre as reflexões podemos destacar:
· Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
· Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
· O que mudará na aprendizagem do aluno?
· Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
· Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
È isso! Agora é só colocar em prática. (clique e confira)