Como estamos discutindo muitos temas relevantes sobre nosso oficio e capacitação nunca é demais, estou disponibilizando algumas questões que garimpei na INTERNET para revisarmos os conteúdos abordados no CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES.
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CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES
AULA INAUGURAL
MODULO I- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODULO II - PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO
MODULO III - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA
MODULO IV- CULTURA PROFISSIONAL
ATENÇÃO!!!
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1 – (A Democracia no
Cotidiano da Escola) Assinale a alternativa correta:
O “ser excelente” depende,
evidentemente, de:
a) Condições físicas
c) Vontade política da
instituição
b) Materiais e humanas
d) Todas estão corretas
2 – (Gestão da educação)
Assinale a alternativa incorreta:
A gestão democratizada da
escola autônoma consiste na medição das relações intersubjetivas,
compreendendo, antes e acima das rotinas administrativas:
a) Identificação de
necessidades e linhas de compromisso
b) Negociação de propósitos
c) Coordenação e
acompanhamento de decisões não pactuadas
d) Definição clara de
objetivos e estratégias de ação
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3 – (Indisciplina na
escola) Em relação à regra de Educação assinale a alternativa incorreta:
a) A vida em sociedade
pressupõe a criação e o cumprimento de regras e preceitos capazes de nortear as
relações,
possibilitar o diálogo, a
cooperação e a troca entre membros deste grupo social.
b) A escola precisa de
regras e normas orientadoras do seu funcionamento e da convivência entre os
diferentes
elementos que nela atuam.
c) As crianças precisam
aderir a regras e estas somente podem vir de seus pais, de mais ninguém.
d) Uma tendência no campo
da educação é a de associar a disciplina à tirania.
4 Educadores de uma escola estadual decidiram formar uma rede
social por meio da Internet, com o objetivo de trocar experiências para
promover melhorias de suas práticas em sala de aula. Esse tipo de iniciativa
(A) requer um estilo de organização
piramidal, em que as ações são geridas a partir de
referenciaisinstituídos.
(B) proporciona a multiliderança por
meio da ação de facilitadores que ajudam os
participantes a gerir ações.
(C) envolve a autorização de gestores do
município e de suporte técnico, para que seu
funcionamento alcance os educadores.
(D) solicita um produtor social que tem
o papel de promover ações difusas, formando grupos colaborativos.
(E) demanda a existência de um gestor da
rede que estabeleça funções, áreas de atuação e
metas institucionais.
5 Vania e Lia são gestoras de uma escola. Vania é a diretora
e Lia, professora coordenadora. Elas estão sistematizando as informações sobre
sua escola com o objetivo trabalhar para a implantação da Proposta Curricular.
Para isso, elas começam a encaminhar uma série de ações que visam a elaborar
um diagnóstico da unidade de ensino. o conjunto de ações a serem seguidas pelas
gestoras é:
(A)
1. Ler atentamente a atual PropostaPedagógica
da escola;
2. deter-se nos aspectos didáticos, que
são os que realmente interessam;
3. formular um plano para resolver os problemas
identificados e apresentá-lo ao
diretor da escola, atentando ao fato de
que seu papel é também motivar e propor
soluções.
(B)
1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica
da escola;
2. deter-se naquilo que não está
funcionando bem para otimizar sua análise;
3. construir instrumentos para o
diagnóstico e análise, que têm como foco,
principalmente, os aspectos físicos da escola.
(C)
1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica
da escola;
2. construir instrumentos que vão
auxiliar no diagnóstico das três diferentes dimensões
escolares: a dimensão contextual, a comunicacional
e a didática;
3. formular um plano para resolver os problemas
identificados em cada uma das
dimensões e apresentá-lo ao diretor da escola,
atentando ao fato de que seu papel
é também motivar e propor soluções.
(D)
1. Conversar sobre os problemas da
escola e agendar uma reunião geral com pais e
professores;
2. traçar metas de trabalho para o
futuro a partir dessa reunião;
3. procurar outras escolas para conhecer
suas Propostas e propor uma outra
Proposta Pedagógica baseada naquelas.
(E)
1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar
uma reunião geral com pais e
professores;
2. traçar metas para o futuro a partir
dessas reuniões;
3. resolver os problemas diagnosticados,poupando
a direção da escola e
aproveitando as experiências bem sucedidas.
6 Vera assumiu recentemente a direção de uma escola pública
estadual na qual manifestam-se cotidianamente muitos conflitos: entre
professores e alunos e professores dos diferentes segmentos entre si, entre funcionários
e professores e entre alunos. A nova diretora tem como objetivo assumir um
modelo administrativo de “Direção por valores. Para alcançar o seu objetivo, Vera deve seguir, em
sua gestão, os seguintes princípios:
(A) Priorização da resolução dos
problemas
emergenciais; centralização das decisões
na
direção da escola; ingerência da direção
em todas as atividades promovidas pelos
estudantes; priorização da criatividade na resolução
de problemas complexos.
(B) Valorização dos conflitos para a
resolução rápida dos mesmos; priorização dos resultados
das ações a curto prazo; manutenção do foco
das ações nas prioridades dos professores;
rigor ao lidar com as diferenças de opinião.
(C) Manutenção do foco das ações nas
prioridades dos alunos e dos funcionários; rigor em
relação à presença das famílias no ambiente
escolar; ingerência da direção em todas as
atividades promovidas pelos estudantes; valorização
da autonomia dos atores envolvidos no
processo.
(D) Priorização do diálogo sobre os
valores partilhados; priorização da criatividade
na
resolução de problemas complexos;
valorização das pessoas; valorização da autonomia
dos
atores envolvidos no processo.
(E) Valorização da autonomia dos atores
envolvidos no processo; garantia da fidelidade à
direção por parte dos funcionários; priorização do
diálogo sobre os valores partilhados; manutenção
do foco das ações nas prioridades dos
professores.
7 Segundo Juliane Correa Marçal (2001), o Projeto Pedagógico
de uma escola tem as seguintes características.
(A) Deve ser elaborado por meio do
diálogo com todos os atores envolvidos, embora as
decisões mais significativas devam ser tomadas
pelo Conselho Gestor com o apoio da SE.
(B) Deve ser elaborado com base no
trabalho coletivo; é um processo gradativo, que oferece
as diretrizes gerais quanto ao que a escola
precisa desenvolver, retratando a identidade da
escola.
(C) É um processo longo e, uma vez
registrado em documento, torna-se definitivo; envolve
todos os indivíduos da unidade da escolar; sua
existência interfere diretamente no cotidiano da
escola.
(D) É um documento definitivo,
irrevogável, que deve ser homologado em uma reunião geral e respeitado pela comunidade escolar, que
tem o poder de vetá-lo, se necessário for.
(E) Retrata a identidade da escola; deve
durar pelo menos 24 meses, podendo a partir daí
passar por um processo de avaliação.
8 Vera marcou para hoje a sua primeira reunião com os professores,
os funcionários e os representantes dos alunos. Ela está ansiosa e um pouco
apreensiva. Nesse momento, há algumas questões que ainda não está muito certa
de como resolver. Também não se sente ainda à vontade para lidar com alguns
assuntos que geram maior tensão quando os professores estão reunidos. Ao mesmo
tempo, Vera acredita que situações de conflito e tensão, se bem administradas, podem
até mesmo estimular a implementação de ideias e potencializar projetos. Existem
condutas sugeridas.
De acordo com Maria Celeste Carvalho, uma dessas condutas é:
(A) Valorizar os aspectos negativos das
pessoas que no seu entendimento são culpadas do
conflito, para deixar claro a todos da escola o
quanto são problemáticas.
(B) Evitar sempre situações que envolvam
avaliação, que frequentemente acirram diferentes
tipos de conflito.
(C) Ignorar todo tipo de conflito que
acontece na escola, pois a tendência de qualquer
conflito subestimado é se diluir.
(D) Reconhecer os conflitos e ajudar a
todos dentro da escola a encará-los positivamente,
gerenciandoos.
(E) Em situações de conflito, ouvir
somente a versão daqueles que têm credibilidade no
interior da escola.
9 “A coordenação pedagógica constitui-se um dos pilares estruturais
da atual política de melhoria da qualidadede ensino e os Professores
Coordenadores devem atuar como gestores implementadores dessa política”.SÃO PAULO (Estado). Secretaria da
Educação. Gestão do Currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo:
SE, 2009. Volume 1, p. 4.
(Adaptado)
(A) assumir uma postura prescritiva e
crítica.
(B) considerar as tensões naturais como
estado desejado.
(C) estimular relações seletivas e
classificatórias entre os docentes.
(D) agir consensualmente para favorecer
a construção de identidades.
(E) adotar uma posição de avaliador
neutro que oferece a posição prevalente.
10 O princípio da gestão escolar democrática e participativa,
que fundamenta as políticas educacionais é importante no contexto social e de desenvolvimento
do Estado e significa
que:
(A) o gestor deve buscar a independência
da escola no planejamento, na implementação e na avaliação curricular, contribuindo para
a diversidade educacional no Estado.
(B) o gestor deve trabalhar o
planejamento, o desenvolvimento e a avaliação curricular
de forma neutra, desta forma resguardando seu
papel de decisor final, o que agiliza os
processos educacionais mais amplos do Estado.
(C) o gestor deve mostrar que as tensões
geradas no planejamento, no desenvolvimento e na
avaliação curricular devem ser controladas de modo
a não impedirem o avanço da implementação das políticas educacionais do Estado, em
tempo hábil.
(D) o gestor deve levar em conta as
culturas e identidades dos diferentes grupos que
compõem o ambiente escolar para ressignificar a
proposta curricular do Estado, contribuindo para
a articulação entre a unidade e a
diversidade e para a melhoria dos resultados da Rede.
(E) o gestor deve marcar, com clareza,
que práticas existentes podem e devem ser
substituídas por discursos propositivos, que mostrem que
o projeto curricular do Estado supera lacunas e,
desta forma, estará contribuindo para a
melhoria da qualidade educacional.
11 “A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas
refletir a realidade, mas iluminá-la criando
enfoques, perspectivas, mostrando relações,
atribuindo significados”. (M. H.
Abrams, in Dilvo Ristoff, 1995. )
Na perspectiva dessa citação, a
modalidade de avaliação chamada avaliação do processo
é aquela que:
(A) verifica o resultado do processo de
aprendizagem dos alunos por meio de quadros ou
gráficos de desempenho, evasão e aprovação.
(B) desenvolve o enfoque competitivo e
comparativo entre instituições de ensino, tendo em
vista a superação de metas com finalidade
classificatória.
(C) fornece informações necessárias à
escola a respeito da situação social e econômica
de alunos, pais, professores e funcionários, assim
como do nível de aprendizagem dos alunos.
(D) dá oportunidade a uma
autoconscientização e à tomada de decisões para a instituição,
de forma coletiva e contínua, redirecionando a
caminhada por meio da reflexão sobre a prática.
(E) realiza análises do desempenho
profissional de funcionários e professores, quanto à
rotatividade e à necessidade de substituição permanente
ou eventual.
12 Dalva é professora do 5º ano de uma escola localizada em
região conhecida por suas dificuldades sociais e econômicas, com diversos
episódios de violência aparecendo na mídia. Seus alunos estão entre os multirepetentes,
considerados como os piores da escola. A partir do que aprendeu na faculdade,
Dalva procura desenvolver atividades criativas e participativas, lê o que pode sobre pedagogia, mas ainda
tem vários problemas com a disciplina. Para enfrentar a situação, como medida
inicial, Dalva deve:
(A) buscar apoio na gestão da escola.
(B) falar com os pais dos alunos
indisciplinados.
(C) propor atividades extras como forma
de controlar a disciplina.
(D) deixar os indisciplinados sem a aula
de Educação Física.
(E) conversar com os alunos para que
eles melhorem.
CAROS COLEGAS A QUESTÃO ABAIXO FALA DE INDISCIPLINA E ESSE TEMA SEMPRE ME LEMBRA DE Hogwarts ... Vai dizer que você nunca notou a semelhança entre o método Paulo Freire e a pedagogia de Hogwarts?(Clique aqui para conferir)
regras que devem vir de pais e
professores, e o limite deve ser visto como um ponto positivo.
Para o autor, quais seriam alguns
possíveis causadores de manifestações de indisciplina no contexto escolar?
(A) Diferentes visões dos participantes
da escola, gestão participativa e democrática.
(B) Perda de autoridade do professor,
procedimentos metodológicos inadequados e aluno no
papel passivo.
(C) Gestão participativa e democrática e procedimentos didáticos tradicionais.
(D) Perda de autoridade do professor,
procedimentos metodológicos adequados e aluno no papel
ativo.
(E) Procedimentos didáticos
emancipadores, relação família-escola e aluno no papel passivo.
14 Sabemos da importância da participação de alunos e famílias
no processo educativo para a boa gestão de uma escola. Marque a ação que
expressa um comportamento de uma gestão atenta a essa necessária participação.
(A) Realizar festas na escola nos fins
de semana.
(B) Manter o Conselho de Escola
funcionando.
(C) Sensibilizar os alunos para os
problemas sociais da comunidade.
(D) Promover reuniões com os pais dos
alunos indisciplinados.
(E) Atender às expectativas dos pais de
alunos assíduos.
15 Cláudia dirige uma Escola Estadual. Recentemente, teve
problemas no reconhecimento de sua autoridade e precisou tomar algumas medidas
para dar continuidade ao seu trabalho, assumindo suas responsabilidades de gerir
e mediar os conflitos no âmbito de sua unidade escolar, no sentido da construção da
convivência democrática na escola.
Qual das atitudes abaixo é apropriada
aos objetivos de Cláudia?
(A) Colocar mais funcionários para
controlar a disciplina.
(B) Criar projetos e parcerias que
favoreçam o desenvolvimento da convivência
democrática na Unidade Escolar.
(C) Limitar o acesso dos pais às festas
e solenidades oficiais.
(D) Formar salas de aulas com alunos
indisciplinados, de modo a favorecer o controle desse
tipo de problema.
(E) Definir com clareza os objetivos de
sua gestão, comunicando-os aos diferentes segmentos
da comunidade escolar.
16 Joana, diretora da escola Jequitibá, vem buscando uma gestão
participativa. Estudando as contribuições de Lück (1998) para efetivar o
processo de implantação em sua escola, decidiu:
(A) criar uma equipe centrada na direção
que é a principal responsável pelo bom andamento
das decisões.
(B) definir equipes de liderança
convocando os líderes da comunidade para participarem das
decisões pedagógicas.
(C) fazer um levantamento das principais
ideias dos membros da equipe e organizar um
seminário interno no final do ano.
(D) mobilizar o coletivo dos alunos para
auxiliar na manutenção da escola.
(E) estimular a participação dos pais,
alunos e professores e demais funcionários na
tomada de decisões e implementação de ações.
17 Muitos são os fatores que determinam a violência nas escolas.
Uma explicação para este fenômeno é:
(A) a crise social do mundo atual
conjuga-se com uma crise moral, e vem acompanhada do
desenvolvimento da violência e da
criminalidade.
(B) os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, são os
maiores
responsáveis pela violência ao impor
imagens que a ela se referem.
(C) os sistemas educativos são pautados
em processos de exclusão, gerando mais
desigualdades sociais e, por
conseguinte, mais violência social.
(D) a desintegração da família promove
desajustes psicossociais que são os geradores de
mais e mais episódios de violência.
(E) o acelerado processo de substituição
de mão de obra pela informatização dos meios de
produção gera desemprego, fonte mais poderosa da violência.
18 Renata, diretora de uma escola situada na periferia , está
muito preocupada com o crescimento da violência na sua unidade de ensino. Após
uma briga entre alunos no pátio da escola, convocou uma reunião com os professores
e com as famílias para discutir o
problema. Nesta reunião, várias
hipóteses sobre o problema da violência surgiram.
A violência no ambiente escolar, de
acordo com Candau (2001):
(A) deve ser compreendida de forma
articulada ao problema da violência na sociedade.
(B) ocorre porque as famílias não educam
mais as crianças e os jovens para se comportarem
na escola.
(C) é um problema a ser resolvido pela
polícia e pelo aparato jurídico do país.
(D) deve-se à exposição das crianças a programas
de TV fora do horário adequado.
(E) resulta da pobreza excessiva causada
pelas desigualdades sociais.
19 Na construção do Projeto Pedagógico, é muito importante que
todos os segmentos da escola não percam de vista a necessidade de identificação
dos responsáveis por determinadas ações assumidas no coletivo. Para assegurar
que isso ocorra, Juliane Correa Marçal (2001) sugere que:
(A) a direção envie uma carta aos pais
solicitando que eles cobrem diretamente dos professores, funcionários e do pessoal administrativo
o cumprimento das suas tarefas.
(B) os gestores da unidade de ensino
determinem se as ações definidas como prioridades
pelos segmentos são realmente viáveis e
garantir seu encaminhamento através de sua
autoridade.
(C) a SEE fique alerta ao que acontece
nas escolas para garantir que as ações sejam
definidas e encaminhadas, conforme a determinação da
SEDUC.
(D) professores regentes, funcionários,
pessoal administrativo, os alunos e suas
famílias devem assinar um documento se comprometendo a cumprir suas responsabilidades e ações.
(E) todos os envolvidos devem discutir e
avaliar periodicamente como as ações estão sendo
encaminhadas e, se necessário,
retomá-las, corrigindo o seu fluxo e verificando sua
viabilidade.
20. Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia
interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela
(A) reproduza procedimentos a partir de
diretrizes, normas ou critérios administrativos.
(B) abandone sua tarefa de captar
valores e sentimentos de uma época.
(C) reproduza o espaço e a conveniência
da participação comunitária.
(D) assuma o papel de produção de
conhecimento e criatividade.
(E) assuma a tarefa de defender e adotar
a uniformidade pedagógica.
21. Leia o texto.
Na nossa sociedade, muitas vezes os
processos educativos são impermeáveis à realidade do contexto social em que se
inserem [...]. Em muitas ocasiões, nem sequer existe um espaço para que os
diferentes sujeitos possam expressar e refletir sobre a estruturação do seu
dia-a-dia, de suas famílias e comunidades. As práticas educativas e a vida
parecem ser dois mundos que se ignoram. (Candau, 2007)
Para superar essa tendência de
insensibilidade, de passividade e de impotência, faz-se necessário:
I. organizar e promover constantes
palestras sobre o cotidiano escolar e suas repercussões na
comunidade;
II. construir e organizar propostas
educativas relacionadas aos direitos humanos ampliando ações de integração escola-comunidade;
III. sistematizar e incentivar práticas
coletivamente construídas promovendo sensibilidade e humanização
no espaço escolar;
IV. convidar frequentemente a comunidade
para participar de atividades educativas.
Está correto apenas o contido em
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
22. Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como
eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver
o(a)
(A) pedagogia da indignação, o saber
construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento
da vida.
(B) sistematização de práticas coletivas
que valorizam a vida em situações emergentes.
(C) educação em direitos humanos com
liderança da equipe gestora associada à prática da
indignação.
(D) intercâmbio e o diálogo sobre o
potencial da vida para reconhecimento do seu valor.
(E) confronto entre experiências
diversas provenientes da indignação e prática da
sensibilização.
23. Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer
instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A
homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na
escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos
seguintes aspectos:
I. discriminação individual e grupal,
vigência de modelos agressivos dificultando as relações
pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco
significativo;
II. esgotamento emocional dos docentes
diante das escassas expectativas, acrescido pelo
exercício da homogeneização pelos mecanismos
disciplinares;
III. desinteresse do corpo docente na
relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;
IV. dificuldade para trabalhar as
diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da
participação.
Está correto apenas o contido em
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
24. Leia o texto. A implementação de reformas educacionais em
um país federativo, cujos sistemas de ensino caracterizam-se por extrema
descentralização político-institucional como o Brasil, requer necessariamente a implantação de mecanismos de
monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes
razões. (Maria Helena Guimarães de Castro, 2000)
Segundo a autora, esses mecanismos
(monitoramento e acompanhamento) contribuem para
(A) assegurar a transparência das
informações, cumprindo assim dois requisitos básicos da
democracia: a ampla disseminação dos resultados obtidos e a
permanente
prestação de contas à sociedade.
(B) manter sob controle do governo
federal as políticas educacionais implementadas pelos estados
e municípios, possibilitando que estes façam o
monitoramento das escolas.
(C) assegurar ao governo federal o
controle sobre as políticas públicas educacionais.
(D) adequar as políticas educacionais
dos estados e municípios às determinações do Ministério da
Educação, para que as escolas tenham maior
autonomia na gestão administrativa e pedagógica.
(E) manter o governo federal bem
informado sobre a destinação de verbas para os estados e
os municípios.
(A) tem relação direta com a autonomia,
já que a aprovação desse documento pelo órgão central garante independência às
decisões da instituição.
(B) tem relação direta com a autonomia,
pois, ao conhecer o documento, os pais não podem fazer exigências que o extrapolem.
(C) tem relação direta com a autonomia,
já que é um dos instrumentos de concretização dos norteamentos educativos
daquela
coletividade.
(D) não tem relação com a autonomia,
pois é uma exigência da administração que define prazos para a elaboração e
aprovação do documento.
(E) não tem relação com a autonomia,
pois esta diz mais respeito ao exercício democrático cotidiano, enquanto o
projeto é um documento.
26. Em uma escola pública localizada na
periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de
absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que
compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta.
Considere as seguintes ações:
I. considerar a falta de participação
como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão
e dissolver o conselho escolar.
II. rever os horários e datas de
reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho
escolar.
III. implementar uma política de
premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem
das reuniões do conselho.
IV. repensar o formato das reuniões,
investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas
informativa.
V. ampliar o convite à reunião,
possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e
dele participar.
As ações que mais se aproximam de uma
gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em
(A) I, II e III.
(B) III, IV e V.
(C) II, IV e V.
(D) II, III e IV.
(E) I, II e V.
(A) não interferência, já que o grêmio
deve ser iniciativa dos alunos.
(B) apoio, com a criação de espaços de
participação dos alunos no cotidiano escolar.
(C) controle, pois os alunos do ensino
fundamental precisam disso constantemente.
(D) tutela, já que os alunos precisam se
adaptar ao projeto pedagógico da escola.
(E) não apoio, pois as experiências de
grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.
28. Pedro acaba de assumir a direção de
uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural. A
escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as
famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola
quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas,
em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e
conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento
diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando
equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas
atividades da gestão, o diretor deve
(A) manter a atual relação com as
famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como
tentativa
de exclusão dos pais da escola.
(B) estabelecer horários de reuniões com
os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos
alunos.
(C) compor com o vice-diretor um esquema
que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são
sempre emergenciais.
(D) propor encontros de pais na escola,
em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização
coletiva.
(E) manter-se mais na sala da direção,
de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.
29. O conselho de classe/série consiste
em um
(A) colegiado que tem como objetivo
maior avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de
ensino-aprendizagem.
(B) dispositivo utilizado ao final do
processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem.
(C) espaço criado pelos diretores de
escola para participar dos processos de avaliação dos alunos da escola.
(D) recurso usado pelos professores para
resolver questões relativas a comportamento e relacionamento com as turmas.
(E) espaço democrático criado na escola
para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem.
(A) exclusão, pautada em dificultar a
entrada de grupos historicamente favorecidos em nome da igualdade social.
(B) manutenção, pautada em ações que
corroboram a ideia de que na escola brasileira não há racismo.
(C) reparações, pautada em ações
afirmativas que visam a corrigir desigualdades raciais e sociais historicamente
constituídas.
(D) assistencialismo, pautada em ações
sociais que buscam assistir grupos socialmente desfavorecidos.
(E) intervencionismo, pautada em ações
curriculares que incluem novos conteúdos ao projeto pedagógico das escolas.
31. Ao assumir a gestão de uma escola de
ensino médio localizada num bairro popular da capital do Estado de São Paulo, o
diretor José encontrou uma escola dividida por disputas de espaço e poder,
especialmente no que se referia à tomada de decisões nos grupos de funcionários
e professores. Essa realidade criava situações de difícil manejo no cotidiano
escolar, além de um péssimo clima de trabalho, influenciando negativamente a
organização do ensino na escola. O impacto na aprendizagem dos
jovens era notório, refletindo em
avaliações negativas de aprendizagem e alta evasão.
De acordo com o norteamento do regimento
escolar, o diretor deve
(A) remover os funcionários com perfil
mais conflitante para outras instituições da rede, constituindo um grupo mais
harmônico e democrático.
(B) implementar ações de gestão e
convivência que orientem as relações profissionais e interpessoais com base nos
princípios de solidariedade e ética.
(C) evitar opinar ou intervir nos
grupos, já que são relações estabelecidas anteriormente à sua presença na
escola.
(D) informar à Diretoria de Ensino de
sua região, que, como órgão superior, poderá tomar as providências cabíveis à
situação.
(E) articular com o grupo de professores
ações que neutralizem conflitos dos outros grupos, considerando que o docente é
responsável pela ação pedagógica.
32) Segundo Perrenoud (1998) a avaliação
formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos
docentes. Na relação determinada entre a
avaliação, os programas e objetivos do ensino.
Assinale a alternativa correta que o
autor descreve:
a) Na luta contra o desastre escolar, é
importante deter-se no essencial, no centro da
programação, nos aprendizados indispensáveis a todos os
alunos.
b) A avaliação busca meios para remediar
as dificuldades dos alunos mais lentos,
mais fracos, na expectativa de que suas falhas ou
dificuldades passarão despercebidas.
c) A apresentação dos programas de
ensino, em forma de conteúdos a serem desenvolvidos pelos professores, tem característica
facilitadora.
d) Nenhuma das alternativas corretas
33) Ao analisar os resultados de uma
escola no qual a maioria dos alunos não aprenderam a ler e a escrever, um Coordenador associou um
processo de formação continuada para a equipe, tendo como pesquisa, Freire (1997). Assinale a
alternativa correta mediante o autor:
I. Não há docência sem educando porque
ensinar não existe sem aprender.
II. Existe saberes indispensáveis à
prática docente de educadores críticos, porque são saberes
realizados pela prática educativa em si mesma,
independente de suas idéias ou ideologias.
III. A reflexão crítica sobre a prática
é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a
teoria pode ir virando utopias e a prática ativismo.
IV. A formação permanente implica
aceitar que o educador é o sujeito dessa relação, e
somente a ele cabe transmitir o conhecimento que
possui.
a) I
b) I,
II, IV
c) I,
II, III
d)Nenhuma das alternativas corretas.
34) De acordo com Freitas (1991) quanto
ao PPP(Projeto Político Pedagógico) é INCORRETO afirmar que:
a) Precisa ser construído coletivamente.
b) Explicita a intenção da escola.
c) Mostra-se abrangente e imutável.
d) Nenhuma das alternativas corretas.
35) Barbosa (2009) descreve que alguns
aspectos básicos devem estar presentes na Cultura da Escola para elaborar um
Projeto Político Pedagógico. Seus valores, significados, modos de pensar e agir
dos
indivíduos que o elaboram. Assinale a
alternativa correta que determina o que o projeto deve ter:
a) Refletir sobre um conjunto de
princípios e práticas que devem ser para sempre na cultura da
escola, para que não haja a transformação da
realidade.
b) Promover o estabelecimento de
políticas e diretrizes educacionais que orientem como definir
objetivos,atividades, estratégias e avaliação.
c) Tratar os problemas organizacionais e
definir metas para diferentes formas de controle e
regulação do trabalho educacional.
d) Nenhuma das alternativas corretas.
36) Decorrente da concepção de Gestão
Escolar como cita Freitas (2000) a participação de grande
persuasão no processo decisório, a
autonomia também pode ser compreendida com uma articulação que constrói a
organização e na Gestão escolar a cultura da escola. Por outro lado a descentralização
pode ser concebida como um processo descontraído de realizar funções e responsabilidades.
Tendo como base os fundamentos da modernização no contexto da reforma educativa
a partir de 1990.
Assinale a alternativa correta que afirma
que as definições como participação, autonomia e descentralização estão
embasados no modelo de gestão:
a) Autocrática
b) Burocrática.
c) Gerencial.
d) Nenhuma das alternativas corretas.
37) Kuenzer (2000) descreve que no
regime de progressão continuada, as decisões a respeito da
classificação dos alunos, ao final de
cada ano letivo, ficam sob uma autoridade pedagógica específica.
Assinale a alternativa correta, mediante
o regime:
a) Respectivo Conselho de Classe e
Série.
b) Supervisor de ensino que acompanha a
escola.
c) Respectivo professor,
individualmente.
d) Nenhuma das alternativas corretas.
38) Na concepção de Andy Hargreaves
(2006) educar para além da sociedade do conhecimento significa exigir que os professores que trabalhem
de acordo?
Assinale a alternativa correta:
a) Em grupos cooperativos de longo
prazo, seguros para enfrentar a desaprovação.
b) Em equipe, com processos permanentes
de reformas educacionais.
c) Com o comportamento emocional dos
alunos sempre assegurando seu aprendizado.
d) Nenhuma das alternativas corretas.
Boa sorte colegas!!!!!
Qdo crescer quero ser igual a vc...muitíssimo obrigada amigo
ResponderExcluirJovasco
Joseline
Abração Joseline!!!!!!!!!!! Rsrsrsrs
Excluirgabarito
Excluir1- D
2- C
3- C
4 – B
5 – C
6 – D
7 – B
8 – D
9 – D
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12 – A
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32 - B
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37 - A
38 - A
MUITO BOM SEU SIMULADO, FAÇA OUTROS KKK! ABRAÇOS!!!
ResponderExcluirObrigado, Farei outro neste final de semana
ExcluirMuito bom caro colega. Parabéns
ResponderExcluirObrigado, já postei outro simulado ...
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