sexta-feira, 22 de junho de 2012

URE TIMON: FOCANDO NA GESTÃO ESCOLAR


No ultimo dia 20/06 a Equipe da URE-Timon, através do Programa Gestão Nota 10, promoveu mais uma FOCO, Formação Continuada para os gestores das escolas jurisdicionadas. É a segunda capacitação do ano, e pelo que pudemos avaliar, o trabalho já começa a produzir resultados, pois os nossos gestores começaram a ampliar a sua visão sobre gestão e liderança nas escolas.

Um exemplo disso é a procura dos nossos gestores pelos inúmeros projetos promovidos pelas várias esferas dos sistemas de ensino: O premio gestão, (você lembra? Não? Pois click aqui) o PDE inovador, entre outros. E a expectativa agora é a II Mostra de Ciência e Tecnologia da URE, contamos com a participação de todas as escolas, e nesse ano tem uma novidade, iremos realizar concomitantemente o I Concurso de Redação e Charge, com o apoio da UEMA.(atenção alunos, professores, coordenadores e gestores participem! Click aqui e saiba mais)

Como eu já afirmei antes (reveja a FOCO anterior, foi no C E João Lula), considero esse trabalho de suma importância. O nosso objetivo é capacitar o gestor, afim de que ele possa aperfeiçoar a sua liderança à frente das nossas escolas e conseqüentemente melhorar a qualidade da educação, que é o objetivo final da nossa luta.

Entendemos que um bom gestor tem que ter muitas competências, mas a principal, a meu ver, é a liderança, pois toda e qualquer gestão escolar inexoravelmente tem que enfrentar desafios e para tal, precisará do trabalho em equipe, o que não será alcançado sem articulação e planejamento, ou seja...

A liderança do gestor faz a diferença, não pelo salário, pela origem, sexo ou cargo. Um gestor líder é aquele que tem consciência dos desafios que enfrenta e que serve aos outros. Ele tem que ser dinâmico e ter habilidades e aptidões para fazer as coisas. Tem sempre em mente a ideia de diferenciar-se, de crescer e modificar-se.

Na minha modesta opinião o melhor tipo de liderança é pelo exemplo. Penso que ao assumirmos a gestão de uma escola, o primeiro passo é encarar esta árdua tarefa como uma missão, que deve começar pequeno, mas sempre com o objetivo de ir avançando aos poucos. A partir daí deve-se esclarecer essa missão a equipe, para que todos possam compartilhar do mesmo objetivo.

Outro ponto importante é não temer as mudanças, pois o mundo está em ebulição e elas estão cada vez mais rápidas. Portanto, o gestor deve está sempre preparado para elas. Ressaltamos que para provocar a mudança desejada, o líder deve conhecer o seu pessoal, individualmente, pois isso tornará a tarefa bem mais fácil.

Um aspecto que ainda é bastante controverso na gestão das escolas é o uso do poder, que não deve ser confundido nunca com AUTORITARISMO, mas, o poder é inerente à liderança e o gestor não perde o poder por ser gentil, comunicativo, maleável, sensível e articuladoR.


O poder não é sinônimo de sabedoria, necessariamente, mas tem muita eficácia, quando se aprende a usar a influência. Ele é o impulsionador de pessoas e encontros.

O Diretor de Escola, como líder diferenciado, pode compartilhar o poder e obter bons resultados. Toda vez que o poder é compartilhado, a tendência é um bom retorno. Diferentemente do AUTORITARISMOComo diria Federman – “Seu posto lhe dá autoridade – seu comportamento conquista para você o respeito”. O poder tem como grande aliado a humildade e a cortesia.

Voltemos a FOCO, desta vez fomos todos ao vizinho município de Matões, onde fomos muito bem recepcionados pela equipe gestora do C. E. JOÃO PAULO I, e logo no inicio nos emocionou com a bela apresentação dos alunos que cantaram a linda canção (Campeão e Vencedor). Click no link a abaixo e emocione-se você também.

Em seguida, a Equipe anfitriã fez uma breve apresentação da Escola, apontaram como objetivos principais: o combate a evasão, a repetência e a ausência da família. Apesar das dificuldades, a Escola vem alcançando resultados satisfatórios nas avaliações externas e pretende melhorá-los ainda mais.

Iniciamos os trabalhos fazendo uma breve avaliação da FOCO  anterior, o que logo gerou vários debates, todos os presentes apresentaram a maneira como colocaram em prática os conhecimentos adquiridos na capacitação passada.



A Equipe do G10 procurou conduzir a capacitação destacando sempre o lado positivo da gestão escolar, procurando destacar as experiências de sucesso e evitando as lamentações dos fracassos.




O tema central desta segunda foco foi: Administração ou Gestão escolar. Iniciamos analisando alguns textos sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, comandado por Andreas Schleicher.




Nesta avaliação nossos resultados foram desanimadores: o Brasil ficou em 53º lugar em Matemática e 52º em Ciências, entre 57 participantes. Em leitura, fomos o 48º, entre 56 nações. 

Os indicadores mostraram que há “uma relação significativamente inversa entre o dinheiro que os países obtêm com os seus recursos naturais e o conhecimento e a capacitação dos seus alunos ”. Ou seja, não devemos nos basear nas reservas de petróleo nem nas minas de ouro, e sim na qualidade dos professores, no envolvimento dos pais e no entusiasmo dos alunos. 

É verdade que é ótimo possuir petróleo, gás e diamantes; estes produtos podem comprar empregos. Mas no longo prazo eles enfraquecem a nossa sociedade, a menos que sejam utilizados para construir escolas e uma cultura de aprendizado por toda a vida. “Aquilo que o próprio indivíduo colocar por esforço próprio na sua mesa é o que vai fazer com que ele continue progredindo”, conclui Schleicher.




Foi a partir desse tema (“fique com o petróleo e me passe os livros”) que iniciamos os trabalhos.





O Gestor Regional, professor Mauricio Ângelo, compareceu ao encontro e muitos gestores aproveitaram para tirar dúvidas e ouvir as diretrizes apontadas pelo mesmo.

Mauricio Ângelo destacou a importância do Gestão Nota 10, pois é através deste programa que obtemos o diagnóstico das nossas escolas. O trabalho do G10 é acompanhar e orientar a gestão das escolas, assessorando nas esferas administrativa, pedagógica e financeira, portanto, segundo o professor Mauricio, o primeiro canal de assessoramento que os gestores tem é o G10.

O professor Mauricio ressaltou também a importância de mantermos os sistemas SIAEP e EDUCACENSO atualizados, pois são eles que fornecem os dados que subsidiam toda a gestão no ambido estadual e federal. (informe-se um pouco mais clicando aqui)


O Gestor anunciou também que está capitaneando recursos para a melhoria física e pedagógica das escolas, e que a partir do final deste mês vários projetos começarão a ser liberados. Ele anunciou ainda que em breve será inaugurada a nova sede da URE, que proporcionará mais dinamicidade a gestão educacional.
Encerro o post (muito longo por sinal) com o vídeo do Daniel Godri, apresentado pelo supervisor da Escola anfitriã, professor Edilson, que motivou todos os presentes, com certeza ninguém saiu o mesmo dessa capacitação.
A próxima será em SÃO LUIS.

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