No
ultimo dia 20/06 a Equipe da URE-Timon, através do Programa Gestão Nota 10,
promoveu mais uma FOCO, Formação Continuada para os gestores das escolas jurisdicionadas.
É a segunda capacitação do ano, e pelo que pudemos avaliar, o trabalho já
começa a produzir resultados, pois os nossos gestores começaram a ampliar a
sua visão sobre gestão e liderança nas escolas.
Um
exemplo disso é a procura dos nossos gestores pelos inúmeros projetos
promovidos pelas várias esferas dos sistemas de ensino: O premio gestão, (você lembra? Não? Pois click aqui) o PDE
inovador, entre outros. E a expectativa agora é a II Mostra de Ciência e Tecnologia
da URE, contamos com a participação de todas as escolas, e nesse ano tem uma
novidade, iremos realizar concomitantemente o I Concurso de Redação e Charge, com o apoio da UEMA.(atenção alunos, professores, coordenadores e gestores participem! Click aqui e saiba mais)
Como
eu já afirmei antes (reveja a FOCO anterior, foi no C E João Lula), considero esse trabalho de suma importância. O nosso
objetivo é capacitar o gestor, afim de que ele possa aperfeiçoar a sua liderança
à frente das nossas escolas e conseqüentemente melhorar a qualidade da educação,
que é o objetivo final da nossa luta.
Entendemos
que um bom gestor tem que ter muitas competências, mas a principal, a meu ver, é
a liderança, pois toda e qualquer gestão escolar inexoravelmente tem que
enfrentar desafios e para tal, precisará do trabalho em equipe, o que não será
alcançado sem articulação e planejamento, ou seja...
A
liderança do gestor faz a diferença, não pelo salário, pela origem, sexo ou
cargo. Um gestor líder é aquele que tem consciência dos desafios que enfrenta e
que serve aos outros. Ele tem que ser dinâmico e ter habilidades e aptidões
para fazer as coisas. Tem sempre em mente a ideia de diferenciar-se, de crescer
e modificar-se.
Na
minha modesta opinião o melhor tipo de liderança é pelo exemplo. Penso que ao assumirmos
a gestão de uma escola, o primeiro passo é encarar esta árdua tarefa como uma
missão, que deve começar pequeno, mas sempre com o objetivo de ir avançando aos
poucos. A partir daí deve-se esclarecer essa missão a equipe, para que todos
possam compartilhar do mesmo objetivo.
Outro
ponto importante é não temer as mudanças, pois o mundo está em ebulição e elas estão
cada vez mais rápidas. Portanto, o gestor deve está sempre preparado para elas.
Ressaltamos que para provocar a mudança desejada, o líder deve conhecer o seu
pessoal, individualmente, pois isso tornará a tarefa bem mais fácil.
Um
aspecto que ainda é bastante controverso na gestão das escolas é o uso do poder,
que não deve ser confundido nunca com AUTORITARISMO, mas, o poder é inerente à
liderança e o gestor não perde o poder por ser gentil, comunicativo, maleável,
sensível e articuladoR.
O poder não é sinônimo de sabedoria, necessariamente, mas tem muita eficácia, quando se aprende a usar a influência. Ele é o impulsionador de pessoas e encontros.
O poder não é sinônimo de sabedoria, necessariamente, mas tem muita eficácia, quando se aprende a usar a influência. Ele é o impulsionador de pessoas e encontros.
O
Diretor de Escola, como líder diferenciado, pode compartilhar o poder e obter
bons resultados. Toda vez que o poder é compartilhado, a tendência é um bom
retorno. Diferentemente do AUTORITARISMO. Como
diria Federman – “Seu posto lhe dá autoridade – seu comportamento conquista
para você o respeito”. O poder tem como grande aliado a humildade e a cortesia.
Voltemos
a FOCO, desta vez fomos todos ao vizinho município de Matões, onde fomos muito
bem recepcionados pela equipe gestora do C. E. JOÃO PAULO I, e logo no inicio
nos emocionou com a bela apresentação dos alunos que cantaram a linda canção (Campeão
e Vencedor). Click no link a abaixo e emocione-se você também.
Em
seguida, a Equipe anfitriã fez uma breve apresentação da Escola, apontaram como
objetivos principais: o combate a evasão, a repetência e a ausência da família. Apesar das dificuldades, a Escola vem alcançando resultados satisfatórios
nas avaliações externas e pretende melhorá-los ainda mais.
Iniciamos
os trabalhos fazendo uma breve avaliação da FOCO anterior, o que logo gerou vários debates, todos
os presentes apresentaram a maneira como colocaram em prática os conhecimentos adquiridos
na capacitação passada.
A
Equipe do G10 procurou conduzir a capacitação destacando sempre o lado positivo
da gestão escolar, procurando destacar as experiências de sucesso e
evitando as lamentações dos fracassos.
O tema central desta segunda foco foi: Administração ou Gestão escolar. Iniciamos analisando alguns textos sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, comandado por Andreas Schleicher.
Nesta avaliação nossos resultados foram desanimadores: o Brasil ficou em 53º lugar em Matemática e 52º em Ciências, entre 57 participantes. Em leitura, fomos o 48º, entre 56 nações.
Os indicadores mostraram que há “uma relação significativamente inversa entre o dinheiro que os países obtêm com os seus recursos naturais e o conhecimento e a capacitação dos seus alunos ”. Ou seja, não devemos nos basear nas reservas de petróleo nem nas minas de ouro, e sim na qualidade dos professores, no envolvimento dos pais e no entusiasmo dos alunos.
É
verdade que é ótimo possuir petróleo, gás e diamantes; estes produtos podem
comprar empregos. Mas no longo prazo eles enfraquecem a nossa sociedade, a
menos que sejam utilizados para construir escolas e uma cultura de aprendizado
por toda a vida. “Aquilo que o próprio indivíduo colocar por esforço próprio na
sua mesa é o que vai fazer com que ele continue progredindo”, conclui
Schleicher.
Foi a partir desse tema (“fique com o petróleo e me passe os livros”) que iniciamos os trabalhos.
O
Gestor Regional, professor Mauricio Ângelo, compareceu ao encontro e muitos gestores
aproveitaram para tirar dúvidas e ouvir as diretrizes apontadas pelo mesmo.
Mauricio
Ângelo destacou a importância do Gestão Nota 10, pois é através deste programa
que obtemos o diagnóstico das nossas escolas. O trabalho do G10 é acompanhar e
orientar a gestão das escolas, assessorando nas esferas administrativa, pedagógica
e financeira, portanto, segundo o professor Mauricio, o primeiro canal de
assessoramento que os gestores tem é o G10.
O
professor Mauricio ressaltou também a importância de mantermos os sistemas SIAEP
e EDUCACENSO atualizados, pois são eles que fornecem os dados que subsidiam
toda a gestão no ambido estadual e federal. (informe-se um pouco mais clicando aqui)
O
Gestor anunciou também que está capitaneando recursos para a melhoria física e
pedagógica das escolas, e que a partir do final deste mês vários projetos
começarão a ser liberados. Ele anunciou ainda que em breve será inaugurada a nova
sede da URE, que proporcionará mais dinamicidade a gestão educacional.
Encerro
o post (muito longo por sinal) com o vídeo do Daniel Godri, apresentado pelo
supervisor da Escola anfitriã, professor Edilson, que motivou todos os presentes,
com certeza ninguém saiu o mesmo dessa capacitação.
A
próxima será em SÃO LUIS.
Excelente texto...muito INFORMATIVO e ESCLARECEDOR!!!
ResponderExcluirÔ professora, obrigado!!!
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