Nós professores estamos sempre
acompanhados de inúmeras preocupações, uma das maiores é a falta de interesse
dos alunos em nossos conteúdos. Hoje em dia está cada vez mais difícil prender
a atenção dos jovens. O processo de ensino-aprendizagem
esta exigindo do professor cada vez mais. (Veja um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui).
Apesar das dificuldades, (nós sabemos que não é fácil), penso
que algumas mudanças em nossa maneira de abordar os conteúdos poderá facilitar
muito o trabalho docente.
Lembro de um colega de Física que anunciou em uma
turma do 1º ano do ensino médio que a aula daquele dia seria no laboratório, os
alunos se empolgaram tanto que o professor de Biologia fez o mesmo. Diante da euforia
da turma eu me interessei e passei a acompanhar o trabalho dos colegas e
percebi que os alunos mudaram completamente a visão deturpada que eles tinham
dessas disciplinas. (Eu também dou minhas cacetadas)
Em minhas aulas, quando promovo
debates, analises de filmes, etc., percebo que o interesse dos alunos aumenta consideravelmente. (veja aqui o meu famoso debate sobre Getúlio Vargas).
Penso que se sairmos mais da
teoria conteudista, enfurnados em sala de aula, e associarmos a pratica ao
nosso trabalho, os resultados serão bastante satisfatórios. E mais, se, além
disso, trabalharmos a interdisciplinaridade a educação com certeza dará um
salto gigantesco na qualidade.
Vou citar um exemplo dessa interdisciplinaridade,
o professor, numa aula de ciências, faz experiências concretas, como uma
receita de bolo, por exemplo, mostrando o processo de mistura, fermentação e depois,
solicita aos alunos que façam uma produção de texto do trabalho realizado, para
avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade
e desenvoltura em português.
Não podemos negar que mudando a nossa forma de
trabalhar os conteúdos alcançaremos mais rapidamente os nossos objetivos. (Veja um trabalho legal sobre reciclagem e reaproveitamento de garrafas PET).
Seguindo esse raciocínio a URE TIMON e o NTE
TIMON, em parceria com a UEMA, promoverá a II MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, que este ano, trabalharemos o tema
"Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza". (veja um pouco do trabalho do NTE).
Ontem aconteceu o evento de premiação da Mostra do ano passado e o lançamento da Mostra deste ano.
Trata-se de um evento muito importante, pois as escolas
que participarem motivarão seus professores e alunos a trabalharem com projetos
e o mais importante, a mudarem a forma, muitas vezes, monótona de abordagem dos
conteúdos.
A partir do momento que a Escola decidir
participar, o professor irá promover em suas aulas, espaços para pesquisas,
discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim,
tudo o que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o
estudo e o conhecimento a cada dia.
E é obvio que todo o material acumulado será
apresentado na Mostra.
Vejamos agora algumas informações
importantes sobre o evento:
- Mediante envio de projetos de trabalhos científicos para o Núcleo de Tecnologias Educacional de Timon. (maiores informações no site do NTE)
- CRONOGRAMA
- CULMINÂNCIA
O evento será
aberto para participação e visitação de alunos e professores das escolas, bem
como da sociedade em geral no dia 18 outubro de 2012, das 10h às 17h no Centro
de Educação Jacira de Oliveira e Silva.
- PREMIAÇÃO
1º lugar:
troféu e R$ 2.000,00
2º lugar:
troféu e R$ 1.500,00
3º lugar:
troféu e R$ 800,00
E não é só
isso, concomitantemente acontecerá também o I CONCURSO DE REDAÇÃO E CHARGE com o tema: “ECONOMIA VERDE,
SUSTENTABILIDADE E ERRADICAÇÃO DA POBREZA.”
Para efetuar a
sua inscrição, o aluno deverá apresentar a coordenação pedagógica de sua
escola, a charge e redação redigida de acordo com as regras apresentadas no
edital.
CRONOGRAMA
PREMIAÇÃO
1º Lugar
Redação: 1 netbook
1º Lugar:
Charge: 1 netbook
2º e 3º
lugar: MENÇÃO HONROSA.
Se você é
daqueles que gostariam de melhorar a qualidade da educação na sua escola, um
bom começo é participar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário