Hoje é um daqueles dias que todo petista sente-se orgulhoso de militar em um partido, que diferentemente dos outros, toma suas decisões consultando a base.
Se o PT fosse igual aos demais partidos, hoje teria uma reunião de caciques que estabeleceriam as estratégias para 2012 e apenas comunicariam aos filiados que simplesmente obedeceriam a decisão tomada.
No Partido dos Trabalhadores todo filiado tem aulas de democracia cotidianamente, visto que os rumos do Partido são decididos de baixo para cima. O debate é uma regra e ao final todos seguem juntos a tese que conquistar a maioria dos filiados.
Hoje pela manhã eu estive na Creche Renatinha, no Promorar, uns dos locais de votação em que os filiados do Partido dos Trabalhadores irão decidir pela candidatura própria da sigla ou o apoio à reeleição do prefeito de Teresina Elmano Férrer (PTB).
A movimentação começou cedo, reencontrei velhos amigos, pessoas que foram importantíssimas na formação dos meus valores e convicções políticas.
Como de praxe, passamos a manhã falando de política, cada corrente mobilizada defendendo a sua tese.
O que posso dizer é que cada encontro da militância petista é também um encontro com as lutas do povo, nos faz lembrar que todos temos a responsabilidade de lutar por uma sociedade cada vez melhor.
Conversei com vários companheiros do lado defensor da candidatura própria, o que ouvi deles foi que este é o momento ideal para o PT lançar uma candidatura própria na capital, após o sucesso dos Governos Lula e agora com Dilma Roussef e com W.Dias que governou por oito anos o Piauí.
Professor Sebastião Gomes, ex-gestor da Regional Sul da SEDUC |
Dentre os que defendem a candidatura própria conversei com o professor Sebastião Gomes, ex-gestor da Regional Sul da SEDUC, começamos a trabalhar juntos desde 2006, ele como Gestor da Regional e eu como Diretor da Unidade Escolar Bartolomeu Vasconcelos Filho.
O Professor Sebastião afirma que defende a candidatura própria porque o PT historicamente sempre teve candidato, até mesmo em pleitos que não tinha a menor chance de vitória, mas nunca deixou de ter cabeça de chapa. Ele disse também que a Prefeitura de Teresina sempre foi um sonho do PT e a hora chegou.
Com relação ao Prefeito Elmano Ferrer, Sebastião disse que ele é um homem de bem, trabalha pelos interesses da cidade, mas apoiar a reeleição de Elmano, segundo Sebastião, seria como “um flamenguista empunhar a bandeira do Vasco”.
Coordenador do MP3, Francisco Junior |
Do lado que defende o apoio a reeleição do prefeito Elmano Ferrer, conversei com o Guerreiro, o moicano, o Spartacus das lutas sociais, o coordenador do MP3, Francisco Junior. (conheça um pouco do trabalho do Junior clicando aqui) Conheço o Junior desde que entrei na UFPI, ele fazia parte do DCE de História e praticamente me obrigou, eu calouro todo, a pedir demissão da fábrica em que eu trabalhava e me tornar um estudante profissional, devo muito ao cara!
Pois bem, O Junior disse que defende o apoio do PT a reeleição de Elmano porque ele sempre se mostrou um prefeito aberto aos anseios da periferia, segundo Junior, com Elmano a Prefeitura sempre esteve de portas abertas para os movimentos sociais.
O Coordenador do MP3 afirma ainda que apoiar Elmano é uma questão de coerência, de ética, visto que o PT já participa da gestão do prefeito desde o ano passado.
Junior é enfático ao referir-se à tese da candidatura própria, ele considera que foi um equivoco o PT delegar ao senador Wellington Dias os rumos do Partido nas eleições de 2010, porque segundo ele, "Wellington Dias destruiu a candidatura própria do PT em 2010 visando às eleições de 2014".
Junior disse ainda que ao defender a candidatura própria agora, Wellington Dias mostra-se um político “carreirista, oportunista e vaidoso que pensa apenas em eleger sua esposa, tornado-se pior que o Mão Santa, pois este foi coerente e Wellington não”.
O fato é que a disputa pela Prefeitura de Teresina começou, e todos os outros partidos aguardam ansiosos a decisão do PT. A diferença é que quem decidirá o caminho do Partido dos Trabalhadores em 2012 é a base e não a cúpula.
PT, democracia interna a gente vê por aqui!