domingo, 28 de abril de 2013

RAUL - O INICIO , O FIM E O MEIO

Resolvi rever o documentário RAUL - O INICIO , O FIM E O MEIO, afinal é Rock e o filme é muito bom, cada vez que assisto eu gosto mais, aliás filme é comigo mesmo (aqui) (aqui) (aqui) (aqui). Ao longo do documentário são apresentadas várias entrevistas, desde os amigos de adolescência de Raul até o dentista que consertou-lhe os dentes no fim da vida.


 

Uma parte que me chamou a atenção foi o registro de até mesmo quem prefere não se pronunciar, como a primeira esposa, Edith, que tem sua recusa registrada na tela.


Gostei da critica do Hessel, quando diz que talvez a declaração mais importante venha da pessoa que mais mede as suas palavras, Paulo Coelho. O escritor, parceiro de composição de Raul na fase mística, nos anos 1970, diz que "Raul é mito" e seria, portanto, impossível biografá-lo, porque "não se conta a história de mitos".





Não deixa de ser uma postura cômoda - Coelho foge de assertivas e é, dentre todos os entrevistados, quem mais teria a perder com revisionismos - mas o fato é que o escritor tem certa razão. À parte o clichê da metamorfose ambulante, Raul Seixas, como ícone, se define pela imagem que fazem dele.


Ao que sabemos, Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos.

Raul foi o artista mais acessível da nossa linhagem de antropofagistas (ele dizia não roubar, mas "desapropriar" o estilo e as músicas de Elvis, Bob Dylan, Luiz Gonzaga), e a admiração de Caetano Veloso, visível no filme, é uma prova disso. Que a imagem do homem desapegado - que amou muitas mulheres e alavancou as carreiras de seus parceiros - tenha também algo de trágico só intensifica o mito.


 O documentário deixa em aberto a atuação de Marcelo Nova na vida de Raul, herói ou vilão? Eu particularmente, prefiro o depoimento do próprio Marcelo que diz: "eu não um santo, mas também não sou o monstro que querem pintar, se não fosse por mim Raul teria morrido no ostracismo e não nos palcos". Diz isso se referindo ao ano de 1989, em que Raul fez uma turnê com Marcelo Nova, totalizando 50 apresentações pelo Brasil.



 
Durante os shows, Raul mostrava-se debilitado. Tanto que só participava de metade do show, a primeira metade era feita somente por Marcelo Nova.



Esse documentário sobre um dos precursores do Rock nacional nos traz a oportunidade de recordar, trazendo para as novas gerações as atitudes, a ironia e a irreverência de um gênio da música, que nos deixou em 1989, com 44 anos. Avesso as convenções, sua música flui de forma marcante e moderna até nossos dias.













quinta-feira, 25 de abril de 2013

UM DIA FELIZ

Hoje meu aniversário foi muito diferente dos anteriores (UM FELIZ DIA TRISTE)
Diferente, porque eu comemorei de coração aberto, sem nenhuma tristeza, sem nenhuma restrição as pessoas... Procurei curtir tudo que me foi oferecido e por esta razão foi maravilhoso.







A turma da escola me recebeu ao som de Amado Batista ... O que era para ser trabalho virou uma festa regada a música brega... Quero agradecer de coração e prometo que os próximos anos serão ainda melhores.



A turma da URE foi impagável, saímos ás compras, almoçamos e quando retornamos ainda saboreamos uma torta deliciosa! Pô Galera, valeu mesmo. Nem sei como agradecer o carinho... Apesar que alguém que não vou citar vai alegar o resto do ano .... rsrsrsrsrs!












Aquela solidão de outrora não teve vez esse ano.

Essa musica agora descreve o meu presente.



E ainda posso acrescentar mais uma:



É galera .. É isso ... estou feliz!!!!!!!!!


domingo, 7 de abril de 2013

EDUCAÇÃO EM CONFERÊNCIA: PREPARATIVOS PARA A COMAE 2013


Realizamos nos dias 01 e 02 , no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Timon, a  II Conferência Intermunicipal de Educação, evento que reuniu representantes dos municípios de Matões, Parnarama, São Francisco e Timon.



Estiveram presentes no evento o Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, o Presidente do Fórum Estadual de Educação e Secretário Adjunto de Gestão Institucional da SEDUC, Luís Fernando Araújo Silva, o Prefeito de Timon Luciano Leitoa, o Deputado Federal Sétimo Waquim e a ex - prefeita de Timon Socorro Waquim, o Deputado Estadual Alexandre Almeida, Secretários Municipais de Educação, Vereadores, representantes de  várias organizações sociais, Gestores Escolares da Educação Básica e Superior, e demais segmentos da sociedade civil.

Atuaram como coordenadores do evento o Gestor da URE Timon, Professor Mauricio Ângelo da Silva e a Diretora de Educação, Professora Gizeuda Azevedo além de toda a Equipe Técnica da URE Timon.

Ao abrir a solenidade, o Secretário Pedro Fernandes afirmou que educação de qualidade é um compromisso de todos e exige dedicação e participação. “Esta conferência é a maneira mais correta e proveitosa para se exercer a democracia e de dialogar com a sociedade”, Ressaltou. O secretário disse ainda que a SEDUC trabalha para fortalecer esta mobilização, com a participação dos prefeitos dos 217 municípios maranhenses, para reverter e melhorar os indicadores educacionais com a participação da sociedade.


Foi um evento grandioso onde se discutiu de forma plural e democrática todos os aspectos da nossa educação, após os debates foram apresentadas proposições que foram apreciadas em plenária e que farão parte da  Conferência Maranhense de Educação (COMAE), cujo evento principal acontecerá em São Luís, no mês de agosto com a temática "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.


O secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva, afirmou: "Vamos construir a partir do documento-referência, proposições que serão levadas para a Conferência Estadual (COMAE) e depois para a Nacional (CONAE)".


Após a solenidade de abertura deu-se inicio a Conferência principal com o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, conduzida pelo professor Raimundo Moacir Mendes Feitosa.




OS DEBATES FORAM DISTRIBUÍDOS NOS SEGUINTE EIXOS:

I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação - mediadora Antonia Valtéria Melo Alvarenga.

II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos -  mediadora Edite Sampaio Sotero Leal


III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente - mediador Rodrigo Pletikoszits de Ávila





IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem - mediadora Lucimeire Rodrigues Barbosa


V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social -  mediadora Sônia Maria Leite Alcântara



 VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho -  mediador José Luis



VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos -  mediadora Zélia Maria Moreira Mendonça Pereira


O principal objetivo da Conferencia foi a discussão da Educação Básica, Profissional e Superior, incluindo todas as suas etapas e modalidades de ensino, primando pela participação de todos os segmentos locais.


Procuramos garantir o debate daqueles que se interessam pelo tema, com vistas à elaboração de políticas educacionais, que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Estado do Maranhão.



Essas Conferências atuarão reforçando a parceria entre a SEDUC, Sistemas de Ensino, “Orgãos Educacionais, e a Sociedade Civil Organizada no intuito de estabelecer compromissos educacionais mútuos, que culminarão no Plano Estadual de Educação (PEE), que será apresentado durante a COMAE. O documento também servirá como suporte ás proposições que serão levadas pelos delegados maranhenses à Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada em 2014, em Brasília.