Todos nós que fazemos parte da equipe URE Timon, iniciamos o
ano planejando com o objetivo de acompanhar e atingir as metas estabelecidas
para 2013.
É fato que nunca a educação foi tão necessária como nos dias atuais. Qualquer anúncio de emprego a exigência mínima é o ensino médio. E obviamente nossos alunos estão, aos poucos, se conscientizando disso. Por isso, a escola que não oferecer ensino de qualidade, inexoravelmente irá perder seus alunos, (Já discutimos esse assunto aqui antes).
A educação faz parte da especialidade que cada um de nós quer atingir. Seja qual for nosso destino a escola é o caminho, ou seja, o estudo vale pena.
Em 2012 a capacitação dos gestores das nossas escolas foi processual e contínua, ou seja, durante todo o ano.
Nesses encontros, discutimos a importância da liderança do gestor na escola e a necessidade de voltarmos nossos esforços para a qualidade da aprendiz agem do aluno.
Ainda em relação as capacitações, não podemos esquecer que em 2012 o SIAEP foi implantado em nossas escolas, o que se configurou em um enorme desafio para todos nós, visto que, o Sistema foi criado para melhorar e facilitar o trabalho dos personagens da educação do Maranhão. Com certeza um avanço, mas, que precisa ser MELHORADO e usado de forma adequada.
Pois bem, durante três dias nós planejamos melhorar o ensino e fortalecer parcerias com as prefeituras para tentar romper o gargalo do ensino nos anexos da zona rural. neste sentido, o gestor da URE, professor Maurício Ângelo, está buscando o apoio dos prefeitos para que possam nos ajudar no transporte desses alunos.
O professor Maurício Ângelo destacou que precisamos melhorar o Programa Mais Educação, ofertando atividades extras em nossas escolas como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica entre outras.
Precisamos fortalecer também os Conselhos Escolares e monitorar melhor a aplicação eficiente dos recursos financeiros recebidos pelas escolas.
Outra meta importante é a agricultura familiar, onde pretendemos ofertar para os nossos alunos cada vez mais produtos provenientes dos pequenos agricultores, fomentando a distribuição de renda e um lanche mais saudável.
É importante ressaltar a MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA URE TIMON, que ano passado foi um sucesso e que neste ano o NTE TIMON, através do seu coordenador, o professor Regivan Rocha, pretende capacitar os professores na área de projetos, visto que, esta modalidade vem se mostrando bastante eficiente na melhoria do ensino.
Pretendemos também incentivar as escolas a participarem do PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2013 , não pela concorrência, não pelo prêmio, mas, para unir a comunidade escolar em torno de um objetivo, a melhoria do ensino.
Enfim, todos nós da URE Timon iremos planejar, acompanhar as escolas, monitorar os índices e procurar soluções para os eventuais problemas.